Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese Do Primeiro Capitulo































Existe um domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência: é o cotidiano. É nocotidiano que tudo flui, que as coisas acontece, que nos sentimos vivos, que vivemos a realidade. Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. O cotidiano e oconhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real: afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la, ou seja, aciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação que permite a construção do conhecimento cientifico sobre o real. Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando em nosso cotidianoé chamado de senso comum ou seja é um caminho que vai do hábito à tradição, um real no nosso cotidiano.

Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por seapropriar de uma maneira muito singular, de conhecimento produzidos pelos outros setores do saber humano. O senso comum mistura recicla esses outros saberes, muito mais especializados, e os reduz a umtipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-de-mundo.

Então o senso comum integra como um modo precário, mas é esse o seu modo, o conhecimento humano.

A ciênciaela compõe-se de um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade que chamamos de objeto d estudo, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, conhecimentos que devem serobtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita verificação de sua validade. Assim podemos apontar o objeto dos diversos ramos da ciência e saber exatamente comodeterminado conteúdo foi construído, possibilitando a reprodução da experiência então dai vem ser uma psicologia cientifica porque é dessa forma que o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado...
tracking img