Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes Institucionais

Organizações: definições

Uma organização é “[ . . . ] uma entidade que reúne pessoas que desenvolvem um trabalho coordenado, estruturado em torno de metas definidas,consistindo de vários grupos ou subsistemas interrelacionados.” (CAMPELLO, 2000, p.35).

Uma organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturada eorganizada para atingir um objetivo comum.” (CHIAVENATTO, 2004, p. 8).

INSTITUIÇÕES / ORGANIZAÇÕES

Instituições são mecanismos sociais que controlam, e de certa forma restringem, as ações dosindivíduos a fim de estruturar o funcionamento da sociedade. Classificam-se em:

- Formais - estabelecem restrições formais, como: regras, regulamentos, instituições, contratos, direitos de propriedade,acordos de negociação.

- Informais - consistem em restrições informais, como: normas de comportamento, convenções, códigos de conduta auto-impostos

Organizações são definidas por um conjunto deregras, regulamentos e ou leis que determinam a posição e funções que cada agente ocupa numa estrutura hierárquica.“Caracterizam-se como um espaço de ações econômicas no qual se concentram capital,gerência, mão-de-obra e tecnologia, proporcionando um ambiente de convívio e de interações constantes entre os diversos atores envolvidos em cada um dos setores [ . . . ]” (CAMPELLO, 2000, p.35).Características:

Organizações Não Governamentais: “[ . . . ] organizações que realizam trabalhos voltados para o bem público, sem ligação com o Estado e sem compromisso com as políticas oficiais.”(CAMPELLO, 2000, p.46).

Classificações:

← Quanto ao caráter: públicas e privadas;

← Quanto ao tipo: governamentais, acadêmicas, culturais, econômicas, etc;

← Quanto à coberturageográfica: internacionais, multinacionais ou transnacionais, regionais, nacionais e locais;

← Quanto à área temática: gerais e especializadas.

O termo multinacional está caindo em desuso....
tracking img