Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Profª “Luiza Hidaka”

Índice





Semana de Arte Moderna (Anos Precursores) ……….………………… 03


Semana de Arte Moderna ................................................................. 05

Bibliografia .……………………………………………………………….... 07



SEMANA DA ARTE MODERNA
(OS ANOS PRECURSORES)





O processo de emancipação cultural, oficializado em 1922 com a Semana da Arte Moderna,instaurou-se desde que Gregório de Matos, XVII, manifestara sua insatisfação contra o colonialismo mental que atrelava o Brasil à independência dos padrões portugueses. Somem-se as contribuições nativas desencadeadas no século seguinte por Basílio de Gama(O Uruguai), Santa Rita Durão(Caramurú), José de Alencar( O Guarani), Manuel Antonio de Almeida (Memórias de Um Sargento de Milícias), entreoutros, para se registrar a formação de uma corrente que desempenhará decisivamente em dar a Literatura Brasileira uma cor local.


Foi no início do século XX que se acirrou a campanha contra o que Lima Barreto chamou de “pedantrocracia bacharelesca”. Os pré-modernistas já se esforçaram por romper com as malhas emboloradas do oitocentismo mental e estilístico


Alguns jovens começaram a sepreparar, a partir da década de 10, a atmosfera que iria desencadear o entusiástico grito de liberdade artística: a SEMANA DA ARTE MODERNA.


Acompanhemos, então, o calendário de preparação para a’’ festa’’ de 1922.



- Oswald de Andrade e Emílio de Menezes fundam o seminário humorístico



- Oswald de Andrade retorna da Europa e afirma:

‘estamos atrasadoscinqüenta anos em cultura, chafurtados ainda em pleno Parnasianismo”


1911. - O lituano Lasar segall realiza obscuramente o que Mário de Andrade chamaria mais tarde de “a primeira exposição de pintura não acadêmica em nosso país”

1912. - Anita Malfatti retorna da Europa e faz sua primeira exposição de desenhos e águas fortes.. Mostrou que já estava se esquecendo das lições acadêmicas de seu mestrePedro Alexandrino.

1913. – Luis de Montalvôr, juntamente com ronald de Carvalho organizaram a revista Orpheu , que desencadeou em portugal uma guerrilha literária contra a hegemonia dos passadistas.

1917 - Mário de Andrade e Oswald de Andrade se tornam amigos. Mário, como Mário Sobral, publica Há um Gota de Sangue em Cada Poema. Manuel Bandeira lança A Cinza das Horas. Ainda no mesmo ano égravado o samba “Pelo Telefone”, que alcança estrondoso sucesso no carnaval.

1917/1918 - Anita Malfatti reúne 53 trabalhos entre desenhos, pinturas, aquarelas, caricaturas, e organiza sua Segunda mostra individual, inalgurada em 12 de dezembro em 1917.

1918/1919 – São publicados vários livros de futuros participantes da S.A.M.: Ghulherme de Almeida lança A Dança das Horas e Messidor, aindaseduzido pelo Parnasianismo. Manuel Bandeira publica Carnaval, em que já usava verso livre. O crítico Andrade Murucy publica o ensaio Alguns Poetas Novos, onde comenta o desgaste do Parnasianísmo e do Simbolismo.

1920 – Oswald de Andrade descobre Victor Brecheret. Brecheret expõe a maquete do “Monumento às Bandeiras”, provocando no efervescência entre os jovens intelectuais.

1921 – Realiza-se umbanquete no palácio de Trianon. Oswald de Andrade discursa afirmando o processo da revolução modernista. Vicente do Rego Monteiro expões quadros, unificados pela tamética indianista. Di Cavalcanti, faz a exposição “Fantoches da Meia-Noite”. A série “Mestre do Passado”, onde analisa esteticamente a poesia de Francisca Júlia, Raimnudo Correia, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac e Vicente de Carvalho,poetas parnasianos no auge da reputação literária.


SEMANA DE ARTE MODERNA:
MARCO DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA


Estava dada a largada para o inicio da Revolução modernista!
Uma semana inteira que convulsionou São Paulo e assustou o Brasil. Anarquicamente, jovens artistas, amparados por mecenas representantes de uma fração da burguesia rural, realizavam, em pleno Teatro Municipal,...
tracking img