Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Espanha e Portugal em guerra, os gaúchos enfrenta os castelhanos pôr questões de fronteira. Pedro Terra, assim como Ricardo Amaral e seu filho, participam das batalhas.
Depois da guerra, Pedro casa-se com Arminda Melo. Em 1804, nasce Juvenal e, em 1806, Bibiana.
Chico Amaral funda uma charqueada. Pedro Terra arrenda alguns alqueires de terra e começa a plantar trigo. Circulam rumores de umanova guerra. D. João determinava nova invasão na Banda Oriental. Em 1811, Chico Amaral e seus soldados, entre eles Pedro Terra, partem para reunir-se às forças de Mena Barreto.
Ana Terra espera pelo filho e escuta o vento, com o qual, desde os tempos da estância de seus pais, já se habituara. Dizia-se que Ana compreendia o vento muito bem.

Além dos gaúchos que tinham galões, títulos de nobreza,léguas de sesmaria, existiam outros, sem cavalo, sem armas, sem botas, sem nada.
Assim era João Caré.


O SOBRADO III


25 de junho de 1895, tarde
A filha de Licurgo e Alice é enterrado no porão do sobrado.
“O silêncio e a calma parecem indicar que os maragatos estão deixando a cidade” , pensa Licurgo.


UM CERTO CAPITÃO RODRIGO


Santa Fé, 1828
Chega a Santa Fé o Cap. RodrigoCambará. Tinha 30 anos e participara de várias guerras: 1811,1817,1821,1825. Faz amizade com Juvenal Terra. Conhece Bibiana quando esta vai ao cemitério colocar flores na sepultura de sua avó, Ana Terra.
Rodrigo resolve permanecer em Santa Fé. A conselho do padre, o vigário, vai pedir permissão à autoridade da região, Cel. Ricardo Amaral Neto. O coronel ,alegando não ser a vila lugar par pessoascomo ele, pede que vá embora. Mas o capitão estava disposto a ficar; Bibiana Terra o impressionara. Ficava horas a fio olhando par sua casa, na esquina da praça. Pôr causa da jovem Terra, Bento Amaral e cap. Rodrigo desentendem-se numa festa. Sobem a coxilha para um duelo. Rodrigo é atingido pôr um tiro disparado pôr um capanga de Bento Amaral.
Juvenal acolhe o cap. Rodrigo, muito ferido, em suacasa. Restabelecido, ele e Bibiana casam-se em 1829. Rodrigo passa a trabalhar com Juvenal. Abrem um armazém com mantimentos que trazem de Rio Pardo. Nasce Bolívar e Anita, filhos de Bibiana e Rodrigo, e Florêncio de Juvenal e Arminda.
Em 1833 chegam a Santa Fé imigrantes alemães, São eles; Erwim Kunz, Hans Schultz e suas famílias, instalam-se em pequenos ranchos nos arredores da vila.
Cap.Rodrigo não consegue se acostumar a pacata vida de Santa Fé. Joga envolve-se com outras mulheres, trabalha pouco. Sua filha Anita, morre sem que ele viesse para socorrê-la.
Inicia-se a Revolução Farroupilha e Cap. Rodrigo vai para as batalhas. No ano de 1836, os legalistas atacam a vila. Acompanha-os Rodrigo, que encontra-se com Bibiana, à sua espera em casa. O grupo toma o casarão dos Amarais, masCap. Rodrigo Cambará morre atingido no peito pôr uma bala.

Dona Picucha Terra Fagundes, filha do velho Horácio, conta histórias de seus novos heróis- Garibaldi, Bento Gonçalves, Canabarro. E fala das guerras que tomaram conta do Rio Grande e levaram seus filhos.


O SOBRADO IV


25 de junho de 1895,noite
No Sobrado, fandango, agregado e capataz dos Cambarás, declama versos para oscompanheiros. O cerco permanece e preocupa os moradores da casa.


O CONTINENTE II



A TEINIAGUÁ


Elevada à cabeça de comarca, a vila de Santa Fé recebe seu primeiro juiz de direito, Dr. Nepomuceno Garcia. Na mesma época, pôr volta de 1850, chega à vila o pecuarista Aguinaldo Silva, natural de Recife. Constrói uma grande casa, onde ,anos atrás, instalara-se Pedro Terra – em frente à praça.Morava no Sobrado, como foi llogo desegnado pêlos santa-feenses, com sua neta Luzia Silva, uma mulher jovem e muito bonita que estudara no Rio de Janeiro. Aguinaldo Silva não escondia o grande apreço que tinha pôr Bolívar Cambará e Florêncio Terra, manifestava o desejo de que um dos rapazes casasse com Luzia. Sua neta contratou casamento com Bolívar em princípios de 1853.
Dr. Carl Winter, um...
tracking img