Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTÉTICA – 2012.2
DOCENTE: Me. Helena Zoraide Pelacani Almada
DISCENTE:

A INCRÍVEL HISTORIA DO TAPETE PERSA

Os tapetes persas são a prova viva da interação entre História, Arte e Matemática. São reconhecidos como objetos decorativos de luxo, e considerados mundialmente como um dos mais belos eantigos tapetes do mundo. E a sua confecção, é praticamente uma arquitetura, onde é necessário todo um processo de elaboração, desde o projeto do desenho até o acabamento final.
Nesse trabalho apresentarei, um pouco da historia desta obra de arte que é o tapete PERSA.

O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persas. A tecelagem de tapetes é indubitavelmente uma das manifestações mais característicasda cultura e arte persas. A maneira com que eram confeccionados os tapetes na antiga Pérsia sob olhos astutos de seus mestres, não muda muito com a realidade de hoje, onde ainda são usados teares pré-históricos nessa região. Apesar de muitas fabricas já usarem a forma industrial para confecção dos tapetes persas, ainda assim, não se altera a beleza dos tapetes, mais sim o seu valor comercial.
Oluxo, a que se associam os tapetes persas, forma um surpreendente contraste com sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia.

O mais antigo tapete de que se tem notícia, tem aproximadamente 2500 anos e foi encontrado na Sibéria, no meio de uma geleira. Pelo seu bom estado de conservação após tanto tempo de existência, o tapete já é uma preciosidade; além do fato de que através do seuestudo verificou-se que naquele tempo já se utilizavam os mesmos processos de confecção que perduram até hoje. É incrível como objetos fabricados com materiais aparentemente muito frágeis - como o barro, madeira, lã, cerâmica e muitos outros - conseguem sobreviver por milênios, muitas vezes ao sabor das forças da natureza.

Os tapetes eram fabricados pelas tribos nômades da Ásia Central e da Pérsia.Usava-se lã de carneiros, cabras e camelos, animais que faziam parte da vida dessas tribos naqueles tempos. O mundo era meio descolorido e monótono na região e por isso procuravam cores vivas e fortes para colorir os tapetes, que serviam muito mais como protetores nas noites frias do que figuras de decoração. No mundo árabe, o uso do tapete generalizou-se e quando, mais tarde, imperou a religiãocriada por Maomé, o tapete passou a simbolizar um lugar sagrado onde o árabe ajoelhava-se para rezar. Como as rezas eram frequentes, cerca de cinco vezes por dia, os árabes carregavam os seus tapetes para onde fossem.
No oriente, os tapetes serviam como decoração nas paredes e eram encarados como preciosos demais para ficarem no chão - coisa que acontece até hoje. Iam para o chão unicamente nomomento das rezas. Nessa ocasião já eram usados no chão das mesquitas e nos palácios dos califas, como ostentação de riqueza. No contato entre Oriente e Ocidente, os monarcas orientais traziam os tapetes como presentes de enorme preciosidade.
A arte milenar do tapete persa acabou dando origem ao abstracionismo que surgiu quando Immanuel Kant (1712-l804) começou a pensar em como os tapetes orientais,com desenhos formados por figuras sem significado, provocavam uma sensação agradável.


Os tapetes persas seguem toda uma simbologia criada para representar os objetos e podem ser distinguidos, por quem conhece o suficiente, pelo uso desses símbolos. Através deles pode-se saber a origem e período de fabricação, embora a técnica seja praticamente a mesma nos dois últimos milênios. Osnós são enfileirados horizontalmente e formam uma trama vertical. Depois é feita uma tosa onde as pontas são eliminadas, formando a superfície do tapete. Parece simples? Só parece, porque, na prática, isso exige habilidade e uma criatividade que torna os tapetes persas figuras criadas por caleidoscópios, nunca repetidas.
Os tapetes persas têm a capacidade de transformar por completo o...
tracking img