Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Devido às grandes mudanças globais que afetam o dia a dia das pessoas começaram a surgir certos paradigmas como a preocupação com a questão ambiental, que se deve pelo crescimento desenfreado das cidades e das indústrias. A sociedade está reconhecendo a escassez dos recursos naturais, o que obriga às empresas a adotarem atitudes ambientais e mais com relação à saúde esegurança de seus colaboradores, assumindo uma posição de responsável socialmente e ética perante a sua comunidade.
Segundo Ashley (2005), a responsabilidade social pode atender a diferentes interesses e as partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente). Essa capacidade, mais valores éticos e algumas ferramentas demarketing, proporcionam um diferencial importante no mercado competitivo e globalizado.
É notável que a responsabilidade sócio-ambiental vem influindo cada vez mais no desempenho econômico e social de qualquer organização. Nesse contexto o objetivo deste trabalho é apresentar o programa já existente na empresa Reis e Bauer Ltda. (Funerária Reis), que é o PPRA (Programa de Prevenção deRiscos ao Meio Ambiente) e as novas sugestões de implantações de programas contribuirão com a proteção da saúde dos colaboradores e proteção do meio ambiente.
Neste trabalho propomos a elaboração dos seguintes programas:

Programa de Educação Ambiental
O PEA é um programa que envolverá toda empresa em um processo participativo, onde os responsáveis assumem o papel deelemento central através da conscientização sobre a responsabilidade socioambiental que levará informações e apresentará melhorias nos processos da empresa. (Simone)

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Este programa visa à prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, recolhimento, avaliação e conseqüentemente controle da ocorrência deriscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. (Simone)

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – coleta seletiva

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos irá minimizar a preocupação com o volume dos resíduos gerados hoje na Reis e Bauer, bem como com aspossibilidades de aproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis, os quais trarão benefícios sociais para os funcionários e suas saúdes e para o meio ambiente. (Vandeir)

Sistema de uso eficiente de energia
Há tempos que a economia de energia elétrica deixou de ser apenas uma questão financeira para tornar-se um hábito de todos, visando à preservação do meio ambiente. Doponto de vista de eficiência energética, várias formas podem ser usadas para se reduzir o consumo de energia em uma empresa, tais como: a conscientização dos funcionários quanto à forma de uso e ao consumo de energia elétrica e mudanças nos sistemas de iluminação, indicaremos para a Reis e Bauer recursos que poderão ser utilizados na empresa que ajudarão na preservação do meio ambiente e diminuiráconseqüentemente os gastos da empresa com relação a energia .(Phaolla)

Reutilização de recursos naturais (água)
Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais destacadas na atualidade. As técnicas de aproveitamento de água pluviais são soluçõessustentáveis que contribuem para uso racional da água, proporcionando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações.
Para reutilização do recurso natural (Água) na Funerária Reis será realizado o desenvolvimento de um estudo para a captação e o aproveitamento da água da chuva na empresa para lavar os 12 carros que a empresa possui da empresa e as calçadas e pátio. (Jeovane)...
tracking img