Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 31
Cromatografia Gasosa

A cromatografia gasosa é uma das técnicas mais empregadas em análises qualitativas e quantitativas. Colunas capilares são utilizadas em determinações por cromatografia gasosa a temperaturas que excedem 400 C. Aplicações a essas altas temperaturas requerem fases estacionárias especiais e tubos que não se decompõem. Assim os tubos de muitas colunas são os feitosde aço inoxidável. Este capítulo considera a cromatografia gasosa em detalhe, inclusive as colunas e as fases estacionárias que são mais amplamente utilizadas. Embora este capítulo esteja primariamente voltado para a cromatografia gás-líquido, ele contém uma breve discussão sobre cromatografia gás-sólido.

a cromatografia gasosa, os componentes de uma amostra vaporizada são separados emconseqüência de sua partição entre uma fase móvel gasosa e uma fase estacionária líquida ou sólida contida dentro da coluna.1 Ao realizar-se uma separação por cromatografia gasosa, a amostra é vaporizada e injetada na cabeça da coluna cromatográfica. A eluição é feita por um fluxo de fase móvel gasosa inerte. Em contraste, com muitos outros tipos de cromatografia, a fase móvel não interage com as moléculasdo analito; sua única função é transportar o analito através da coluna. Dois tipos de cromatografia gasosa são encontrados: cromatoNa cromatografia gás-líquido, grafia gás-líquido (CGL) e cromatografia gás-sólido (CGS). A croa fase móvel é um gás, enquanto a fase estacionária é um líquido retido matografia gás-líquido encontra amplo uso em todas as áreas da na superfície de um sólido inerteciência; seu nome é geralmente abreviado para cromatografia gasopor adsorção ou ligação química. sa (CG). A cromatografia gás-sólido é baseada em uma fase estacionária sólida na qual a retenção dos analitos ocorre por adsorção. Na cromatografia gás-sólido, a A cromatografia gás-sólido tem aplicação limitada em virtude da fase móvel é um gás, ao passo que a fase estacionária é um sólido retençãosemipermanente de moléculas polares ativas e efeito de que retém os analitos por adsorção cauda severo nos picos de eluição (como conseqüência da natureza física. A cromatografia gás-sólido não-linear do processo de adsorção). Assim, essa técnica não enconpermite a separação de gases de baixa massa molecular, como os trou ampla aplicação exceto na separação de certas espécies componentes do ar, sulfeto degasosas de baixo peso molecular; discutiremos esse método brevehidrogênio, monóxido de carbono e mente na Seção 31D. óxido de nitrogênio.

N

1 Para

um tratamento detalhado da CG, ver J. Willet, Gas Chromatography. Nova York: Wiley, 1987; R. L. Grob, Ed. Modern Pratice of Gas Chromatography, 3. ed. Nova York: Wiley, 1995; R. P. W. Scott, Introduction to Analytical Gas Chromatography, 2.ed. Nova York: Marcel Dekker, 1997; H. M. McNair e J. M. Miller, Basic Gas Chromatography. Nova York: Wiley, 1998.

900

FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA – EDITORA THOMSON

Selo postal honrando os bioquímicos Archer J. P. Martin (1910–2002) e Richard L. M. Synge (1914-1994), que ganharam o Prêmio Nobel de Química de 1952 pelas suas contribuições ao desenvolvimento da cromatografia moderna.A cromatografia gás-líquido é baseada na partição do analito entre a fase móvel gasosa e uma fase líquida imobilizada na superfície de um material sólido inerte de recheio ou nas paredes de um tubo capilar. O conceito de cromatografia gás-líquido foi enunciado pela primeira vez em 1941 por Martin e Synge, que foram também responsáveis pelo desenvolvimento da cromatografia de partiçãolíquidolíquido. Contudo, mais de uma década se passou antes que o valor da cromatografia gás-líquido fosse demonstrado experimentalmente e que essa técnica passasse a ser empregada como uma ferramenta rotineira no laboratório. Em 1955, o primeiro instrumento comercial para a cromatografia gás-líquido surgiu no mercado. Desde essa época, o crescimento nas aplicações dessa técnica tem sido fenomenal....
tracking img