Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente artigo apresenta "O limite das relações entre Estado, governo e mercado: uma análise crítica do pêndulo social" como um tema bastante discutido entre muitos estudiosos das áreas da política, filosofia, economia e administração. O trabalho justifica-se pela importância de explicar com fundamentação teórica cada esfera apresentando limites de extensão dos seus poderes e característicasoscilando ao longo do tempo. Destaca-se como objetivo do estudo demonstrar a posição limitadora e intervencionista tanto do Estado e do governo, quanto do mercado, para a sociedade, exemplificando as relações existentes entre eles, a partir de uma visão histórica, oferecendo uma sugestão à dinâmica pendular proposta pelo autor Ricardo Corrêa Coelho. Foi utilizado como método para o estudo apesquisa bibliográfica em livros e na Internet por ajudar na análise das contribuições teóricas de autores comentados.

Como discussão pretende-se demonstrar a dinâmica pendular como representação apenas superficial das relações entre Estado, governo e mercado, uma vez que esta não mostra os momentos específicos de cada um quando do estabelecimento das relações, por outro lado, identifica-se noestudo, algumas situações históricas entre os elementos que permitem verificar os limites impostos a cada um deles. Ao final do trabalho são propostas as conclusões que mostram a importância de se exemplificar situações históricas pertinentes, que comprovam a existência de limites de cada esfera, bem como do uso de uma figura mais explicativa da dinâmica do pêndulo social.

Complementa-se as ilaçõesa partir da ideia de que o pêndulo social existe e pode-se exemplificar momentos limitantes principalmente do Estado e do mercado.

Ao longo da história muito se tem pesquisado sobre a origem do Estado e do próprio mercado. O conceito de Estado tem suas origens na antiguidade, como na Grécia Antiga, a partir das chamadas cidades-estados: Atenas, Esparta e Tróia, bem como na Suméria e em outrasregiões do mundo.

A necessidade dos povos em possuir uma organização social, jurídica e política que pudesse ser dirigida por um governo fez com que o Estado evoluísse no decorrer da história. O governo por sua vez, seria o aparato através do qual o corpo governante funciona e exerce a autoridade.

Relacionado ao Estado e ao governo está o mercado, que numa definição mais simplista seria umlocal onde compradores e vendedores se encontram para comercializar (vender e/ou trocar) os seus bens.

O trabalho apresenta o estudo sobre o limite das relações entre Estado, governo e mercado iniciando-se por ressaltar uma análise da dinâmica pendular envolvendo fatos históricos entre os elementos.

Apresenta-se a seguir algumas definições de Estado, de alguns autores, para um melhorentendimento da pesquisa realizada.
Para Filomeno (1997, p.17), o Estado é um tipo especial de sociedade, sendo fundamental analisá-lo nos aspectos sociológico, político e jurídico. Isso nos traduz que o Estado é formado por uma sociedade que compreende relações sociais, políticas e normas jurídicas.

Consoante Maluf (1995, p. 19) o Estado é entendido como a sociedade política necessária, dotada de umgoverno soberano, a exercer seu poder sobre uma população, dentro de um território bem definido, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurídico, visando o bem comum. Aqui também se percebe que o Estado estabelece o seu poder por meio de um governo único, presente numa localidade definida e fundamentalmente criado para executar uma legislação a uma determinada população.

Para Coelho (2009,p. 15) o Estado é a "organização que exerce o poder supremo sobre o conjunto de indivíduos que ocupam um determinado território". A partir da definição do autor, logo se verifica a amplitude de poder do Estado sobre determinado espaço geográfico, seja um município, um estado ou um país.

Já Azambuja (1971, p. 2) nos diz que o Estado "é uma sociedade que se constitui essencialmente de um grupo...
tracking img