Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
nome do curso

TÁSSIO SOUZA LIBORIO

ERVIÇO DE TELEFONIA MOVEL:DURA REALIDADE

ALMENARA
2012

TÁSSIO SOUZA LIBORIO

SERVIÇO DE TELEFONIA MOVEL:DURA REALIDADE

Trabalho apresentado ao Curso (BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [TEORIA DOS JOGOS,ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DEINFORMAÇÃO,ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA,PESQUISA EM NEGÓCIOS E SEMINÁRIOS].

Prof. Lissandro Falkowiski,Luis Claudio Perini, Ivan Ferreira de Campos,Henry Nonaka e Ivan Ferreira de Campos

Cidade
Ano de entrega

Telefonia Movel Importancia no Brasil

A telefonia móvel não só no Brasil, mas como em todo mundo cresce sem parar, onde os aparelhos celulares a cada momento que passa, vão ganhando novos adeptos.
Sebem que isso era de se imaginar, pois hoje em dia até mesmo crianças possuem celulares, algo que faz crescer e muito essa estatística são as tecnologias, que se superam a cada lançamento de um novo produto, pois a telefonia móvel deixou de ser somente um simples instrumento para comunicação e passou a ser algo de extrema importância para muita gente, onde os aparelhos desempenham diversasfunções que se aprimoram a cada ano.
No Brasil a telefonia móvel faz bastante sucesso, e o Distrito Federal é quem possui mais usuários de celulares, e no ranking das operadoras de telefonia móvel mais usadas, está em primeiro lugar, a empresa Vivo, que no país possui milhares de adeptos aos seus serviços.

Infelizmente pela transição da tecnologia e de muitos usuários nas operadoras de telefoniamóvel presente no Brasil,os serviços apresentam-se desfavoráveis para os clientes que utilizam toda a cobertura disponível pelas operadora no que tange na prestação de serviços moveis.

No dia 23 de julho foi suspensa pela Anatel a venda de novas linhas de três das maiores operadoras de telefonia móvel do País, TIM, Oi e Claro, que, somadas, detêm 70% do mercado.

Claramente, estas empresas, emconjunto com a Vivo e a Nextel, formam um oligopólio da telecomunicação móvel no Brasil. Isto é ruim?

A Teoria Econômica Explica

Como as operadoras precisam de uma vasta infraestrutura para operarem, o investimento no setor é alto. Além disto, precisam da concessão do governo, pagando por bandas através de leilões públicos. O setor possui uma forte barreira de entrada e fica organizadoapenas com alguns players. Quando temos poucos vendedores de determinado produto, não temos a chamada concorrência perfeita, que permitiria a estabilização das curvas de oferta e demanda de acordo com o preço e a qualidade de serviço oferecida.

Os players são interdependentes, pois as ações de qualquer operadora tem um grande impacto no lucro das outras. Estabelece-se o oligopólio, regido portensões entre a cooperação entre os agentes do setor e o interesse individual de cada um.

Em função do alto investimento para entrada no setor, é impossível termos uma grande quantidade de agentes ofertantes que aproximem o mercado da concorrência perfeita. Caso o número de players fosse grande, haveria um "peso morto" econômico, advindo da baixa economia de escala. Seria pior (mais caro e com menorqualidade) para o consumidor.


Qual a solução?

Na Teoria dos Jogos, enriquecida pelo John Nash (aquele esquizofrênico ganhador do Nobel, no filme Mente Brilhante), todas as empresas supõe que as concorrentes estejam levando em consideração as decisões das rivais ao tomarem suas próprias decisões, havendo uma realimentação de informações. O Equilíbrio de Nash diz que cada empresa estáfazendo o melhor que pode, dadas as decisões tomadas pelas rivais.

Mas esse "melhor que pode" está uma droga hein?! Para o equilíbrio das forças entre os players e os consumidores do setor oligopolístico, a solução é o órgão regulador. Alguns amigos me dizem que a solução é deixar o mercado nas mãos do próprio mercado. Aqui está a prova irrefutável da impossibilidade desta alternativa....
tracking img