Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual da Bahia
Aluna Eliene Gomes Pereira
Hormônios em Crustáceos
Os crustáceos são organismos invertebrados que tem o esqueleto do lado de fora do corpo em forma de uma carapaça.Existem várias formas diferentes, cada qual apresentando uma carapaça diversa recoberta de antenas e espinhos. Os crustáceos podem mudar de cor em sua pele, isso ocorre devido alguns pigmentos queestão no interior de cromatóforos situados no tegumento. Os cromotóforos não estão submetidos ao controle nervoso, pois a migração dos pigmentos depende de substancias hormonais provenientes deglândulas ou tecidos. Os cromatóforos podem ser chamados de cromatóforotropinas por serem um dos hormônios mais importantes que afetam a migração dos pigmentos.
As células pigmentares estão situadas naepiderme dos crustáceos sendo com menor quantidade em órgãos internos como gônadas, intestino e cordão nervoso. Os melanóforos são os cromatóforos que possuem pigmentos de cor preta ou marrom, osleucóforos e iridóforos possuem pigmentos de cor branca, os eritróforos possuem pigmento de cor vermelha e os xantóforos de cor amarela. No entanto o pricipal pigmento esta contido nos melanóforos de crustáceosé o, no entanto , em alguns melanóforos de crustáceos braquiúros tem sido identificada a presença de melanina, embora com características diferentes da melanina de cefalópodes e vertebrados. Oseritróforos e xantóforos possuem pigmentos carotenóides e pteridínicos em diferentes proporções.
Os pigmentos que estão nos olhos dos crustáceos sofrem deslocações devido a ação hormonais que sãosecretados pelas glândulas sinusais. Essa migração é importante pois influencia na adaptação dos referente as luz e a escuridão. Na luz os pigmentos migram de maneira que acaba formando um tipo de mangaprotetora interna em torno de cada omatídio, já no escuro os pigmentos retraem-se possibilitando que a luz passe de uma unidade para outras próximas.
Os crustáceos possuem um exoesqueleto externo,...
tracking img