Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERRAS DO SEM FIM

Publicado em 1943, obra inspirada na vida do pai do autor. Vindo da Paraíba, o pai de Jorge Amado participou das lutas pela conquista e posse das terras cacaueiras no sul daBahia, e plantou a fazenda Auricina onde nasceu o escritor. Quando menino, Jorge Amado testemunhou uma tocaia em que seu pai foi ferido gravemente.

O autor reconstrói episódios que marcaram a suainfância e adolescência, transformandoTerras do Sem Fim num testemunho que não perde a visão crítica de um olhar a favor da justiça e da igualdade entre os homens. 

O romance é visto, hoje, como fruto daconsolidação do amadurecimento do autor e o seu encontro com uma apurada técnica de construção de textos, que alia elementos da tragédia clássica com as raízes da literatura popular nordestina. Ainfluência do cordel, com sua exaltação triunfal, e do dinamismo das narrativas do folhetim, com o excesso de ações e personagens, é administrada por Jorge Amado de forma sublime e competente. Em Terras do Sem Fim, o escritor criou 191 personagens, que vivem uma variedade de situações. Jorge Amado construiu uma galeria de tipos populares e os tornou inesquecíveis, a exemplo do fazendeiro poderoso,o capanga, o advogado corrupto, as comadres faladeiras, a prostituta, o padre pedinte, o tropeiro, o trabalhador da roça e o jogador de cabaré, que marcaram de forma definitiva toda a sua obra.Cada personagem pertence ao grupo de um ou outro dos coronéis rivais, e todos por sua vez se subordinam à versão local de um ou outro dos coronéis.

Entre cerca de uma dúzia de personagens centrais esecundários dignas de nota, os heróis masculinos como de hábito predominam. Os métodos de caracterização são os mesmos empregados nas obras anteriores do autor, mas concertas modificações desta vez,por exemplo, o narrador onisciente não se vale apenas de ABC's, mas também de citações bíblicas (presentes em várias duplicações anteriores) e de irmãs prostitutas, este último processo de...
tracking img