Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLAS E FACULDADES
CURSO TECNICO EAD
UNIDADE RIO GRANDE
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DE MARTKETING



ERVA MATE GAUCHÃO: trabalho referente à disciplina de Administração de Marketing

RIO GRANDE
2012

ÍNDICE
1 SUMARIO EXECUTIVO..............................................................................................2
2 ANÁLISEAMBIENTAL................................................................................................3
3 ERVA MATE GAUCHÃO.............................................................................................6
4 ANÁLISE SWOT..........................................................................................................8
5 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO, NICHO DE MERCADO...................................................8
6 DEFINIÇÃODE POSICIONAMENTO DE MERCADO................................................10
7 DEFINIÇÃO DE MARCA E SLOGAN..........................................................................11
8 OBJETIVOS E METAS................................................................................................11
9 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING..................................................1210 CONCLUSÃO............................................................................................................14

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

A realização do Plano de Marketing, contando sempre com a orientação do professor Jorge Lima Cardoso, buscou estruturar e montar um negócio que pudesse obter um espaço, um lugar no mercado e que, ao mesmo tempo, que fosse inovador.
Então veio aideia: abrir um comércio de erva mate com um paladar diferente, que não existisse no mercado e com qualidade superior as marcas já comercializadas. Então, escolhemos divulgar e comercializar uma ERVA MATE ORGÂNICA.
Iniciamos o trabalho aplicando uma pesquisa quantitativa de mercado. A pesquisa nos oportunizou identificar os consumidores e concorrentes. Dessa forma, nos permitiu analisar aviabilidade do negócio escolhido.
Escolhemos o lugar para implantar o negócio. Na sequência, realizamos um layout da área para as instalações, o fluxograma, organograma, projeções de custos, receitas e despesas, marketing, qualidade e por último toda a documentação necessária para constituição legal da empresa.
Considerando que acreditamos no potencial do produto, dos sócios e de todos esses fatoresque já nos referimos, podemos afirmar que estamos prontos para ter sucesso em nosso futuro empreendimento.

2. ANÁLISE AMBIENTAL
Concorrentes: Quem produz ou vende mercadorias, ou presta serviços idênticos ou similares aos que você pretende oferecer.
Empresas de concorrência direta: Madrugada, Vier, Barão, Yacui e etc.
Empresas de concorrência indireta: Mate Leão, Barão, Chileno e etc.Consumidores: São os clientes. São aqueles que gostam de cuidar da saúde, aqueles que admiram a tradição gaúcha e não largam o seu bom e venho chimarrão.
Fatores Políticos / Legais: em meados do século XIX, a cultura mate se expandia no Rio Grande do Sul, e o estado precisava importar mate do Paraná e Santa Cantarina para suprir o consumo interno. Com a crise da pecuária gaúcha e a RevoluçãoFarroupilha, a erva mate passou a ser esteio econômico da revolução, sendo representada na bandeira, nos lenços e distintivos dos republicanos.
Atualmente, o setor ervateiro precisa acompanhar as tendências do mercado de consumo de bebidas, e as mudanças comportamentais do consumidor do mate, demonstrando que a mesma é um produto ecológico à mercê da legislação vigente, a qual tem demonstrado rigor em setratando do controle de qualidade de produção.
Para prevenir riscos sanitários, garantir padrões de qualidade e preservar as áreas com erva-mate, a atual legislação pertinente para o processamento industrial e comercialização normativa, vigora desde a área produtiva até atingir o consumidor final, ou seja, toda a cadeia produtiva da erva-mate, sendo determinada pelo Ministério da Saúde,...
tracking img