Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.quimica10.com.br AULA 08 – LIGAÇÕES QUÍMICAS I I – LIGAÇÕES QUÍMICAS. A grande variedade de materiais que conhecemos, são formados pela combinação de átomos de elementos químicos. Essa combinação é feita através das ligações químicas, as quais podem ser classificadas em: iônicas, covalentes e metálicas. Mas por que os átomos se combinam? Os átomos dos elementos químicos combinan-se paraadquirirem uma

configuração eletrônica similar a de um gás nobre, pois estes apresentam estabilidade eletrônica, podendo apresentar-se na forma monoatômica. A camada de valência dos gases nobres contam com 8 elétrons, exceto o gás nobre Hélio que apresenta apenas 2 elétrons de valência.

(II) LIGAÇÃO IÔNICA. A ligação iônica é realizada pela transferência de um átomo para outro, essa ação produzíons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) que se atraem mutuamente devido suas cargas contrárias (atração eletrostática). Cátions Metal CV: 1, 2, Ânions Ametal CV: 5,6,7 elétrons 3 Semimetal Hidrogênio Recebe 1 elétron.

elétrons.

Exemplos de ligações iônicas:

www.quimica10.com.br ** a figura acima exemplifica um aglomerado iônico. Propriedades de compostos iônicos. • • • Possuemelevados pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE); São solúveis em solventes polares; Conduzem a corrente elétrica quando fundidos (fase líquida) ou em solução aquosa, situações onde existem íons livres na solução; • • Sólidos em temperatura ambiente; Formam cristais quebradiços.

(III) LIGAÇÃO COVALENTE. A ligação covalente é realizada através de compartilhamento ou emparelhamento eletrônico. Oselementos que efetuam esse tipo de ligação possuem camada de valência com 4,5,6 e 7 elétrons. Pode-se observar que os metais nunca estarão presentes em ligações covalentes. Observe os exemplos de ligações covalentes a seguir:

HCl (fórmula molecular do cloreto de hidrogênio)

H2O (fórmula molecular da água)

www.quimica10.com.br

Propriedades de compostos covalentes. • • • Possuem baixospontos de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE); São solúveis em solventes apolares; São maus condutores de energia, não possuem um estado físico característico.

IV - Ligação Covalente Coordenada ou Dativa. A ligação coordenada ocorre quando o átomo central da molécula já adquiriu estabilidade através de ligações covalentes normais e apresenta par de elétrons disponíveis. Esse pare de elétronspode ser cedido para um átomo que está buscando sua estabilidade eletrônica. Na molécula de SO2, podemos notar que o enxofre (átomo central) se estabiliza através de duas covalências normais. Como ele possuí pares de elétrons não compartilhados ele empresta-os a átomos de oxigênio. Analise o esquema a seguir:

www.quimica10.com.br

V - Tipos de Ligações Covalentes. Apolar: ocorre quando adiferença de eletronegatividade entre os ligantes é nula. Ocorre em substâncias simples. Exemplos: H2, Cl2, O2, N2, etc. Polar: ocorre quando a diferença de eletronegatividade não é nula entre os ligantes, essas moléculas são formadas entre átomos de elementos diferentes (substâncias compostas). Exemplos: HCl, H2O, NH3, CH4, CO2, etc. VI – Ligação Metálica O modelo proposto para a ligação entre metais,tenta justificar a coesão dos átomos e íons dos metais, seus elevados pontos de fusão e ebulição, bem como a facilidade de condução elétrica desses compostos no estado sólido. O modelo mais aceito é descrito pela imagem a seguir.

www.quimica10.com.br Observe que os elétrons estão em continuo movimento entre os íons metálicos. PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES. 01. (Unicamp-SP) Consulte a ClassificaçãoPeriódica dos Elementos e escreva as fórmulas eletrônicas das moléculas formadas pelos seguintes elementos: a) fósforo e hidrogênio; b) enxofre e hidrogênio; c) flúor e carbono. Resposta:

02. (Uel-PR) Há correlação entre substância química e natureza da ligação entre átomos em a) Substância: fluoreto de hidrogênio b) Substância: dióxido de carbono c) Substância: cloreto de potássio e)...
tracking img