Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Bacia hidrográfica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bacia hidrográfica do Rio Douro na Península Ibérica.
Uma baciahidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água dasprecipitações para esse curso de água e seus afluentes.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dosdesníveis dosterrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode serdeterminado nas cartas topográficas. As águas superficiais, originárias de qualquer ponto da área delimitada pelo divisor, saem da bacia passando pela seção definida e a água que precipita fora da área dabacia não contribui para o escoamento na seção considerada. Assim, o conceito de bacia hidrográfica pode ser entendido através de dois aspetos: rede hidrográfica e relevo. Em qualquer mapa geográfico asterras podem ser subdivididas nas bacias hidrográficas dos vários rios.
Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficasem:
* Exorreica, quando as águas drenam direta ou indiretamente para o mar;
* Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado;
* Arreica, quando as águas se escoam alimentando oslençóis freáticos;
* Criptorreica, quando o rio se infiltra no solo sem alimentar lençóis freáticos ou evapora;
A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captaçãode água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas.
A história do homem sempre esteve muito ligada às bacias hidrográficas: a baciado rio Nilo foi o berço da civilização egípcia; os mesopotâmicos se abrigaram no vale dos rios Tigre e Eufrates; os hebreus, na bacia do rio Jordão; os chineses se desenvolveram às margens dos...
tracking img