Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneraçãoou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
As pessoas ficam espiritualmente enriquecidas visto que trazuma enorme satisfação poder ajudar e receber como retribuição vários sorrisos.
Atualmente existem diversas organizações que se utilizam do trabalho voluntário de milhares de pessoas, não só no Brasilcomo em todo o mundo. Bons exemplos de organizações internacionais são: Cruz Vermelha, Rotary Internacional, Médicos Sem Fronteiras,… O trabalho voluntário, ao contrário do que pode parecer, éexercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de toda sorte, como hospitais, clínicas e/ou escolas, por exemplo, precisam do auxílio deprofissionais formados em várias áreas.
Em Portugal, o exemplo mais antigo e importante é representado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, pilar fundamental do exercício "Vida por Vida".Foi gratificante fazer este trabalho pois:
No primeiro caso (trabalho voluntário numa casa de um idoso): é sempre muito gratificante receber sorrisos e ver no olhar dos idosos que ficaram contentescom a nossa visita e com a nossa ajuda. Como aquela idosa disse, é preciso que mais jovens se dediquem a este tipo de atividades uma vez que há imensos idosos que estão sozinhos e tudo o que precisamé de um pouco de companhia.  Porque também caminhamos rapidamente para essa faixa etária, talvez tenhamos uma perceção mais clara e realista dos problemas, dificuldades e anseios dos idosos. Pode serimportante no sentido de minorar, suavizar e humanizar os dias, sempre muito longos, dos idosos nesta última etapa da vida.
Um dos promotores do envelhecimento activo é a simples conversação. Nem...
tracking img