Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

RESUMO 4
INTRODUÇÃO 6
REFERENCIAL TEÓRICO 6
A CULTURA ESCRITA 6
O SISTEMA ALFABETICO E ORTOGRÁFICO DE ESCRITA 6
A LEITURA 6
A PRODUÇÃO DE TEXTO 6
DIMENSÕES IMPLICADAS NO ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA

CRISTINA RODRIGUES DE ASSIS

LEITURA EESCRITA NOS ANOS INICIAIS

GOIABEIRA
2011

CRISTINA RODRIGUES DE ASSIS

LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

TCC apresentado como parte dos requisitos para aprovação final do Curso de Pedagogia para ser submetida à avaliação pela bancada supervisora, tendo como orientador (a) Professor (a). Adriana Araújo.

GOIABEIRA
2011

RESUMO

Através da pesquisa comprovou que aprender a ler eescrever é apropriar-se do código, é tornar-se um usuário da leitura e da escrita. A Escrita como representação simbólica da linguagem falada e enquanto objeto de atuação e conhecimento pela criança só é significativa em situações de uso efetivo, que levem em conta os interlocutores ou as situações de produção de linguagem. A alfabetização é essencialmente um trabalho de linguagem e com a linguagemque envolve: capacidade de simbolismo; formação de conceitos; compreensão da função social da escrita e a interação com um adulto, referencial de um contexto sociocultural letrado. O Objetivo desse artigo é desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura e à escrita na fase inicial da alfabetização. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Walmir Sherr na cidade de Goiabeira MG. Ométodo usado foi à pesquisa bibliográfica, observação na 4ª Etapa, regência em sala de aula no 5ª Etapa.
PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, Leitura, Escrita, Alfabetização.

INTRODUÇÃO

Leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos. São ferramentas para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea é achave para a apropriação dos saberes já conquistado pela humanidade.
Por meio da alfabetização, o homem se torna um ser global, simbólico social, um cidadão inserido na civilização moderna, com perfeito domínio dos símbolos da comunicação humana.
Entendendo que a linguagem tem uma natureza social e cultural e que, muito mais que instrumento de transmissão de informações para a comunicação, elapode organizar e revelar a consciência e o pensamento, representar e recriar o real, não se pode conceber a alfabetização como simples domínio do código gráfico.
A alfabetização, como processo de ampliação da língua escrita, deve tomar a linguagem em toda sua dimensão histórica social, o que aponta para um trabalho voltado para a dimensão significativa do texto e discursiva da linguagem, nessesentido, o objetivo do trabalho da alfabetização é a própria língua, num processo que supõe a interação do aluno-falante da língua com esse objetivo do conhecimento, mediado pelo professor, o parceiro mais experiente.
Sabe-se que a escola recebe uma criança que fala e usa a linguagem oral com desenvoltura e por meio dela interage com o outro e com o contexto em que vive. Essa competência é fruto decomplexas operações cognitivas, de simbolismo e formação de conceitos construídos num contexto sociocultural determinado.
A essa criança impõe-se o domínio da linguagem escrita. Se o domínio da linguagem oral tem se colocado como um processo que ocorre com certa “naturalidade”, sem maiores traumas, o mesmo não tem acontecido com a escrita. A aquisição da linguagem escrita tem apresentado uma sériede dificuldades, a maior dela a submissão da criança a um processo mecânico, descolado de sua realidade, no qual a compreensão da função da escrita e significado social é deixada de lado, ou mesmo ignorados.
Uma criança que ainda não sabe ler e escrever pode produzir textos e entender os usos e funções da escrita?
O objetivo desse artigo é delimitar no quadro de conteúdos...
tracking img