Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arma Era a Lei
Os Reis do Sertão e do Cangaço
Lampião é apresentado, de uma maneira geral, como sendo um homem cruel, dos mais violentos. Mas os cantadores, com seus versos e suas violas, procuravam geralmente justificar as atitudes frias e violentas do "Rei do Cangaço":
"Por que no ano vinte,
seu pai fora assassinado
da rua da Mata Grande,
duas léguas arredado...
"Lampião desde dessedia
jurou vingar-se também,
dizendo: foi inimigo,
mato, não pergunto a quem...
Só respeito neste mundo
Padre Cisso e mais ninguém".
Antonio Silvino, diferentemente de Lampião, encarnava a figura do justiceiro protetor. Humilde, ocupava o lugar das autoridades que falhavam pela ausência ou pela opressão. Não possuía a fama de perverso que acompanhou Lampião até sua morte. "A exaltação doscantadores pelas façanhas de Antonio Silvino chegou ao delírio", disse Câmara Cascudo que, comprovar sua afirmação, apresenta uma prova:
"Cai uma banda do céu,
seca uma parte do mar,
o purgatório resfria,
vê-se o Diabo com medo,
o céu Deus manda trancar!".
"Admira todo o mundo
quando eu passo em um lugar.
Os matos afastam os ramos,
deixa o vento de soprar,
se perfilam os passarinhos.
Osmontes dizem aos caminhos:
- Deixai Silvino passar! ..."
Antonio Silvino dominou o sertão do Nordeste durante vinte anos, obtendo títulos como "O Rei do Sertão" e "Governador do Sertão".
Em 19 de fevereiro de 1937, Antonio Silvino recebeu o indulto do governo federal.
Diferente foi o destino de Lampião. Agressivo, não perdoava os seus inimigos. Foi, contudo, uma vítima da sociedade. Não eraapenas um bandido e, sim, um grande líder, guerrilheiro infernal, estrategicamente notável, e sabia lutar muito bem contra a polícia.
E esse homem foi derrotado pelos mossoroenses!
Lampião Deixa Rastro de Destruição no RN
No dia 10 de junho de 1927, Lampião penetrou com seu bando em Luiz Gomes, no Rio Grande do Norte. O objetivo dessa marcha era atacar Mossoró. No seu caminho, deixou um rastro dedestruição. Seqüestrou pessoas apenas para pedir resgate. Transformou fazendas em ruínas. Como disse Raul Fernandes: "O prazer era destruir:.
Em "Caiçara dos Tomás" houve um confronto com os soldados comandados pelo tenente Napoleão de Carvalho Angra, com a derrota dos policiais.
Onde chegava, o bando ameaçava e exigia, sempre dinheiro e jóias.
Uma parte do grupo de Lampião tentou atacar Apodi. Apopulação, contudo, estava preparada. Quando os bandidos se aproximaram da cidade, o tenente Juventino Cabral, á frente de policiais e civis, ordenou que abrissem fogo. Os salteadores resolveram não se arriscar. Recuaram.
Em Dix-sept Rosado, praticamente sem ninguém, o bando de Lampião praticou diversos atos de vandalismo. Raul Fernandes transcreveu no seu livro "A Marcha de Lampião", adescrição feita por uma testemunha dos acontecimentos: "Demônios entregues aos maiores desatinos, quebrando portas, espaldeirando quem encontravam, exigindo dinheiro, roubando tudo, numa fúria diabólica. A palavra de ordem era matar e roubar".
O ataque a Mossoró estava próximo.
Rodolfo Fernandes e a Defesa de Mossoró
Poucas pessoas acreditavam que Lampião tivesse a ousadia de atacar Mossoró. Um absurdo,diziam praticamente todos, ou seja, a maioria da população da "Capital Oeste".
O governador do Estado, José Augusto, encontrava dificuldades em organizar a defesa contra uma possível investida do "Rei do Cangaço".
O prefeito de Mossoró, coronel Rodolfo Fernandes, contudo, acreditava nessa possibilidade. Ele tinha consciência de que a situação da cidade era, na realidade, crítica. O tenenteLaurentino de Morais, enviado pelo governo estadual, constatou que a força policial estava composta somente por vinte e dois soldados... Era preciso tomar medidas urgentes.
Rodolfo Fernandes enviou um emissário até Fortaleza (Alfredo Fernandes) para conseguir ajuda do governador Moreira da Rocha. A missão fracassou. Apesar de não ter atingido seu objetivo, Alfredo Fernandes adquiriu armas e...
tracking img