Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE DE COMPUTADORES

Basicamente, resumimos que a rede tem como finalidade o princípio de comunicação, e ele pode mudar radicalmente muitos procedimentos comuns. São um conjunto de equipamentos que podem comunicar-se, compartilhando recursos, hoste, remotos e outras redes.
Componentes básicos de uma rede:
dois ou mais microcomputadores - é o número mínimo para se ter uma rede;
placa derede - todas as estações de trabalho, bem como o servidor, terão que ter uma placa para que ocorra a comunicação entre ambos;
meios de comunicação - é a ligação física da rede, permitindo a comunicação entre os micros, e é feita através de cabos do tipo par trançado, fibras ótica, etc;
periféricos - são dispositivos que estão à disposição dos usuários como por exemplo: impressoras, fax-modem,drivers de disco, etc;
software de comunicação - responsável pela comunicação lógica dos micros, como exemplo podemos citar o Windows NT, Novel Netware, etc.
Para se escolher o tipo de rede mais adequado às suas necessidades, deve-se fazer um planejamento, ou estudo personalizado, visando apontar todas as necessidades da organização. vários fatores podem ser levados em conta na hora da decisão:visar a expansão do número de máquinas; facilidade no desenvolvimento de aplicaçãoes; facilidade em relação a manutenção; confiabilidade; segurança. As arquiteturas existentes são: INTERNET, INTRANET, MAINFRAME (OFF-LOADING).

Roteamento

É a escolha do módulo do nó de destino por onde as mensagens devem transitar. A implementação do roteamento exige uma estrutura de dados que informe ospossíveis caminhos e seus custos, a fim de que se possa decidir qual o melhor. Diversos métodos têm sido utilizados para a manutenção da estrutura de dados. São eles: Roteamento Centralizado, Roteamento Isolado, Roteaemnto Distribuído, Roteamento Hierárquico.

Roteadores

Os Gateways são usualmente classificados em dois tipos:

GATEWAYS CONVERSORES DE MEIO (Media-Conversion Gateways)
EstesGateways são os mais simples e são muito utilizados em inter-redes que oferecem o serviço de datagrama. Suas funções são basicamente de receber um pacote de nível inferior, tratar o cabeçalho inter-redes do pacote descobrindo o roteamento necessário, contruir novo cabeçalho inter-redes se necessário e enviar esse novo pacote ao destino.
GATEWAYS TRADUTORES DE PROTOCOLOS (Protocol-TranslationGateways)
Estes já são mais utilizados em inter-redes que usam circuitos virtuais passo a passo. Eles atuam traduzindo mensagens de uma rede, em mensagens da outra rede, com a mesma semântica de protocolo.

Repetidor

São utilizados geralmente para a interligação de duas ou mais redes idênticas. Atuando no nível físico, os repetidores simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redesque interligam e os que repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.
Pontes
A ponte atua nos protocolos a nível de enlace. Ao contrário dos repetidores, as pontes só repetem os pacotes destinados às redes que interligam ou que devem passar pelas redes que interligam até chegarem ao seu destino.

MODEM

Modems são equipamentos que convertem sinaisdigitais em analógicos (modulação) e vice-versa (demodulação).

Wireless
Apesar de inicialmente muito mais caras, as redes wireless estão gradualmente caindo de preço e se popularizando. Além da questão da praticidade, as redes wireless podem ser utilizadas em casos onde, por um motivo ou outro, não é viável usar cabos.
Em uma rede wireless, o hub é substituído pelo ponto de acesso (access-pointem inglês). Ele tem basicamente a mesma função: retransmitir os pacotes de dados, de forma que todos os micros da rede os recebam. Em geral os pontos de acesso possuem uma saída para serem conectados num hub tradicional, permitindo que você "junte" os micros da rede cabeada com os que estão acessando através da rede wireless, formando uma única rede.
Ao contrário dos hubs, os pontos de acesso...
tracking img