Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Fernando Sabino)

RESUMO
A monografia apresentada tem como objetivo demonstrar a importância da segurança do trabalho às obras de construção civil. O referido trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica baseou-se em teóricos como: Fórmica (2000), Nascimento (1995), Martins (2003) entre outros. Na pesquisa de camporealizou-se um estudo de caso na Vila Engenharia Ltda para o melhor desenvolvimento da pesquisa, onde foi verificado a importância da segurança do trabalho à construção civil.
Palavras-chave: Segurança do Trabalho; importância; construção civil.
ABSTRACT
The presented monograph has as objective demonstrates the safety's importance of the work to the building site works. Referred him work it isresulted of a bibliographical research and of field with qualitative approach. The bibliographical research was based in theoretical as: Fórmica (2000), Nascimento (1995), Martins (2003) among others. In the field research he/she took place a case study in the Villa it would Engineer Ltda for the best development of the research, where the safety's importance was verified from the work to the buildingsite.
Keys-word: Safety of the Work; importance; building site.

INTRODUÇÃO
O Homem precisa trabalhar para o sustento de sua família, no trabalho ele faz grandes descobertas e precisa ter segurança no trabalho executado. O objetivo deste trabalho é mostrar um estudo sobre a importância da segurança do trabalho à Construção Civil, na cidade de Manaus.
Até o início do século XVIII não havia umapreocupação com a saúde e segurança do operário na Construção Civil. Com o advento da Revolução Industrial e de novos processos industriais pela modernização das máquinas, começaram a surgir doenças ou acidentes decorrentes nas obras. A partir desse momento, a necessidade de elaboração de normas para melhorar o ambiente de trabalho nos seus mais diversos aspectos, de modo a que o operário na obranão possa ser prejudicado com agentes nocivos à sua saúde, como o cimento e agregado em geral. O direito passou, então, a determinar certas condições mínimas que deveriam ser observadas pelo operário nas obras, inclusive aplicando sanções sobre as regras determinadas.
No Brasil, o legislador se mostrou consciente das modificações teológicas e das conseqüências na saúde dos operários. Tanto quefoi editada a Lei 6.514177, que deu nova redação aos artigos 154 a 201 da Consolidação das Leis Trabalhista (CLT), tendo sido complementada pela Portaria n. 3.214/78, que dispôs, entre outras coisas, sobre o serviço especializado em segurança do trabalho, os equipamentos, de proteção individual, as atividades e operações insalubres e perigosas.
1.1 Justificativa
A escolha do tema justifica-sepela relevância que o assunto exerce no contexto, pela a importância da segurança do trabalho à construção civil e pelo interesse da pesquisadora de aprofundar um estudo sobre essa área.
Sabe-se na realidade que nas obras de construção civil, algumas construtoras não tem a preocupação de equipar os operários, arriscando assim suas vidas e também trazendo grandes prejuízos para a empresa.
A questãoé se o operário morre ou fica invalido dentro da obra, assim a empresa terá que pagar uma boa indenização para família do operário. Eis a preocupação da pesquisadora neste tema para prevenção utilizando os equipamentos necessários.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
Demonstrar a importância da segurança do trabalho nas obras de construção civil.
1.2.2 Objetivos Específicos
* Conhecer osequipamentos de proteção individual e coletiva;
* Verificar se os equipamentos estão sendo utilizados dentro da obra;
* Descrever sobre a segurança do trabalho para a construção civil.
1.3 Organização do Trabalho
O presente trabalho é desenvolvido em quatro capítulos além do presente, destinado à introdução com apresentações das justificativas e objetivos, e o último relativo às...
tracking img