Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A função social do saber: ciências humanas e sociedade

LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean.
A construção do saber.
Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
Cap 1, 2 e 3

Como a pesquisa em ciências humanas contribui para fazer de nossa sociedade o que ela é?
O que é a pesquisa em ciências humanas?
Além de uma nota de avaliação o que a pesquisa representa para você?

Aexperiência do saber na vida do ser humano (Cap 1)
A pesar de todos os nossos conhecimentos, concordamos que o mundo não é simples, é não é fácil viver nele.
Imaginemos, então, o homem da pré-história lutando dom os elementos, confrontando com as forças desta natureza hostil que teve de dominar para viver.
Para sobreviver e para facilitar a sua existência, o ser humano confrontou-sepermanentemente com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só.
O homem pré-histórico elaborava seu saber a partir de sua experiência e de suas observações pessoais.
Ele o fez de diversas maneiras antes de chegar ao que hoje é julgado como o mais eficaz: a pesquisa científica.
Os antigos meios de conhecer, entretanto, não desapareceram e ainda coexistem com o método científico.Tomemos por exemplo o fogo: um dia, após uma tempestade, o homem pré-histórico descobre que um raio queimou o mato; que o animal, nele preso, cozinhou e ficou delicioso; e que o fogo dá, além disso, o calor.
Que maravilha é o fogo?
Mas o que é o fogo?
Foi aí, quando constatou que um a rápida fricção em duas pedras podia provocar uma faísca, havia construído um novo saber: como acender o fogo.
Eesse saber poderia ser reutilizado para facilitar sua vida.
Pois aqui está o objetivo principal da pesquisa do saber: conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controla-las, e fazer previsões melhores a partir daí.
Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição. Rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor deconhecimentos metodicamente elaborados e, portanto, mais confiáveis.
Mas a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber racional, como uma forma dita científica.
Os filósofos gregos, dos quais Platão e Aristóteles são talvez os representantes mais conhecidos, desenvolvem os instrumentos da lógica, especialmente a distinção entre sujeito e objeto: de um lado, o sujeitoque procura conhecer, e de outro, o objeto a ser conhecido, bem como as relações entre ambos.
Igualmente, o princípio de casualidade, o que faz com que uma causa provoque uma conseqüência e que a conseqüência seja compreendida pela compreensão da causa.
Exemplo clássico dessa forma de raciocínio: “Todo homem é mortal; Sócrates é homem; portanto Sócrates é mortal”. Nosso exemplo mostra umraciocínio dedutivo, mas os gregos desenvolvem também o raciocínio indutivo, ambos permanecendo hoje essenciais à construção do saber.
Durante o século XVIII, os princípios da ciência experimental desenvolvem-se por meio de múltiplas aplicações. As descobertas são muitas, sobretudo no campo dos conhecimentos da natureza física.
Pois, no domínio que hoje denominamos ciências humanas, o procedimentoespeculativo dos filósofos ainda predomina.
Mas é no século XIX que a ciência triunfa.
No domínio das ciências da natureza, o ritmo e o número das descobertas abundam.
Mas, saem dos laboratórios para ter aplicações práticas: ciências e tecnologia encontram-se. A pesquisa fundamental, cujo objetivo é conhecer pelo próprio conhecimento, é acompanhada pela pesquisa aplicada, a qual visa resolver osproblemas concretos.
Todos ou quase todos os domínio da atividade humana são atingidos.
Na agricultura surgem novas técnicas agrícolas.
A produção de objetos manufaturados aumenta consideravelmente, graças às máquinas e as novas fontes de energia, os diferentes modos de fabricação substituindo os pequenos artesãos.
Os bens produzidos agrícolas e industriais são mais facilmente distribuídos...
tracking img