Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Metodologia Cientifica ll

Objetivo: LIVRE ARBÍTRIO X DETERMINISMO

DETERMINISMO: 
É a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos –inclusive vontades e escolhas humanas –causadas por acontecimentos anteriores. Segue-se que o ser humano seria destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte. O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha defazer e não poderia fazer outra coisa; a determinação de seus atos pertence à força de outras causas, externas e internas. 

É a principal base do conhecimento científico da Natureza, porque afirma aexistência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais: O que acontece não poderia deixar de acontecer porque está ligado a causas anteriores. A chuva e o raio não surgem poracaso; a semente não germina sem razão. 

Há sempre acontecimentos prévios que preparam outros: Chove porque houve primeiro a evaporação, depois a condensação do vapor e assim por diante. O mundofísico e biológico são pois regidos pelo Determinismo, principalmente no nível macroscópico. No nível mental também, os pensamentos estão relacionados aos impulsos, traços de caráter e experiênciascaracterizam a personalidade.

- LIVRE-ARBÍTRIO: 
Doutrina oposta ao Determinismo (fatalismo), que declara a vontade humana livre para tomar decisões e determinar suas ações. Diante de várias opçõesoferecidas por uma situação real, o homem poderia escolher uma racionalmente e agir livremente de acordo com a escolha feita (ou não agir se quisesse). Exige, portanto, capacidade de discernir e liberdadeinterior.
Conclusão: 
O aspecto essencial é saber se o indivíduo ao praticar a ação, era livre ou não para praticá-la.
Para abortar tal questão, faremos, observar que ninguém parece se conduzircomo um autômato e as atividades usuais desempenhadas pelas pessoas levam a pressupor a existência de vontade própria. Eles estudam, compram, discutem, vão a igreja, respeitam ou desrespeitam as leis...
tracking img