Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1. Introdução ……………………………………………………………………………2

2. Positivismo e a sua Origem...….…………………………………………………. 3

3. Positivismo e seus Fundamentos ……………...…………….…...……………….4

4. Positivismo e sua Expansão ……………. ………………………………………...6

5. Positivismo em Portugal ………. ……. …………...……………………………….7

6. O Movimento Republicano e a Laicização da Sociedade Portuguesa ………107. Conclusão ………. ………………………………………………………...……….14

8. Bibliografia ……………………. ………………………………….………………. 15

INTRODUÇÃO

O nosso trabalho, consiste em analisar de forma crítica sobre a 1ª parte, mais propriamente no Capitulo II, do livro de Maria Alcina de Castro Martins intitulado “Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço português” que a autora dedicou às pioneiras do TrabalhoSocial.
O nosso capítulo incide sobre o Positivismo, O Movimento Republicano e a Estratégia de Laicização da Sociedade Portuguesa e permite-nos compreender os fundamentos teóricos do positivismo, analisando-se a sua expansão e a influência dessa vertente clássica do conhecimento no mundo ocidental.
Pretendemos através desta análise, compreender as influências e o contexto histórico da génese eemergência do serviço social.

A génese e emergência do Serviço Social têm como cenário social o último quartel do séc. XIX, em sociedades de transição do capitalismo liberal para o capitalismo monopolista e de emergência do Estado Social, e configura-se como forma sistemática de ajuda, no campo das políticas sociais, para fazer face à questão social ou questão proletária. Pretende-se aintervenção como caridade fundada na ciência ou filantropia científica.

Em Portugal, as iniciativas para a formação e identidade do Serviço Social, surgem após o colapso da democracia republicana (1910 – 1926) e ao termo do período de ditadura militar (1933), (Martins, 1999). Assim, a emergência do Serviço Social tem por contexto o Estado Novo, anti-democrático, anti-liberal e anti-Estado Providência. Emtempo de ditadura, o Serviço Social é encarado e configurado como apostolado e exclusivamente feminino, por imperativo da Lei que o legitima, no âmbito do ensino particular e confessional (católico).

POSITIVISMO: Origem

A palavra Positivismo foi utilizada inicialmente, por Augusto Comte (1798 – 1857), na França para definir uma directriz filosófica marcada pela “adoração” à ciência e pelasacralização do método científico. Contudo, as bases positivistas foram lançadas muito antes com o advento dos fundamentos empiristas a partir do ideário da chegada do Estado Moderno desde o século XVI.
Conforme referência no livro de Alcina, segundo Michael Lowy, “o positivismo surge, em fins do século XVIII e princípios do século XIX como uma utopia crítica revolucionária da burguesiaanti-absolutista, para tornar-se, no decorrer do século XIX até aos nossos dias, uma ideologia conservadora idêntica com a ordem (industrial/burguês)
O positivismo, apesar de ter se apresentado de diferentes formas em todo o ocidente, a partir, sobretudo da segunda metade do século XIX, reflectia no âmbito filosófico, a preferência do capitalismo pelo desenvolvimento da sociedade industrializada. Em outraspalavras o positivismo defendia, que o progresso por meio da industrialização guiado pela técnica e a ciência – tese do capitalismo - traria benefícios gerais para a sociedade contemporânea. Pode-se dizer em linhas gerais, que a tendência positivista, tem como característica geral a extracção da ciência e a preocupação de defender as conquistas da revolução industrial, sem se importar com asconsequências sociais que afectariam a vida de milhões de trabalhadores.

POSITIVISMO: Fundamentos

Opondo-se aos filósofos socialistas, que pregavam uma revolução das instituições sociais, o defensor do positivismo Augusto Comte, reivindicava a necessidade de uma reorganização completa da sociedade através de uma reestruturação intelectual das pessoas e a instituição da ordem de maneira...
tracking img