Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Política

União Europeia |
|

O governo da União Europeia tem sido sempre colocado entre o modelo de conferência intergovernamental, em que os Estados mantenham todos os seus privilégios e um modelo supranacional em que uma parte da soberania dos Estados é delegada para a União.
No primeiro caso, as decisões comunitárias são, de facto,tratadas entre os Estados e têm de ser tomadas por unanimidade. Este modelo, perto do princípio de organizações intergovernamentais clássicas, é defendido pelo seu céticos. Segundo eles, são os chefes de Estado e de governo que têm legitimidade democrática para representar os cidadãos. Estes afirmam que as nações é que deveriam controlar as instituições da União Europeia. O segundo caso é o factoda atual eurofila. Eles salientam que as instituições deveriam representar os cidadãos diretamente. Para eles, com o alargamento da UE em 2004 e 2007, as modalidades do processo de tomada de decisões no âmbito das instituições deve ser adaptável, a fim de se evitar qualquer risco de paralisia.
A União Europeia utiliza um modelo híbrido de governo: o Conselho da União Europeia, que é orepresentante dos Estados (decisões não requerem unanimidade, o voto de cada Estado é definido através do número de habitantes de cada um) e o Parlamento Europeu, que é o representante dos cidadãos. Este modelo é uma chave para a luta de influências entre as três instituições europeias: o Parlamento, a Comissão e o Conselho.

Ao todo, são sete instituições:

Parlamento Europeu - é a assembleiaparlamentar, eleita por sufrágio universal direto pelos cidadãos da União Europeia.
Conselho da União Europeia - anteriormente denominado Conselho de Ministros, é o principal órgão legislativo e de tomada de decisão na UE. Representa os Governos dos Estados-membros.
Conselho Europeu - é composto pelos Chefes de Estado ou de Governo dos países-membros da União, juntamente com o Presidente da ComissãoEuropeia.
Comissão Europeia - instituição politicamente independente que representa e defende os interesses da União como um todo, propõe legislação, políticas e programas de ação, e é responsável pela execução das decisões do Parlamento e do Conselho da UE. É o órgão com poder executivo e de iniciativa.
Tribunal de Justiça da União Europeia - garante a conformidade com a legislação da União, uma vezque os Estados-membros estão sujeitos judicialmente a este.
Tribunal de Contas Europeu - controla a legalidade e a regularidade da gestão do orçamento da UE.
Banco Central Europeu - é responsável pela moeda única da Zona Euro e a sua principal missão é preservar o poder de compra do euro, assegurando assim a estabilidade de preços na respetiva zona.
Além disso, a UE tem cinco órgãos principais:o Comité Económico e Social, o Comité das Regiões, o Banco Europeu de Investimento, o Provedor de Justiça Europeu e a Europol.

Geografia

O Estados-membros da UE cobrem uma área de 4 423 147 quilômetros quadrados. Se fosse uma nação única, a UE teria a sétima maior área territorial do mundo e o seu pico mais elevado, o Mont Blanc, nos Alpes Graios, está a 4 810,45 metros acima do nível domar. o ponto mais baixo na UE é Zuidplaspolder, nos Países Baixos, a 7 metros abaixo do nível do mar. A paisagem, clima e economia da UE são influenciados por seu litoral, que tem um total de 65 993 km de comprimento. O bloco a segunda maior costa do mundo, depois da do Canadá. Os Estados-membros combinados partem fronteiras terrestres com 19 Estados não-membros, totalizando 12 441 quilômetros decomprimento, a quinta maior fronteira do mundo.
Incluindo os territórios ultramarinos dos Estados membros, a UE tem vários tipos de clima, que vão do ártico até o tropical. A maioria das pessoas vivem em áreas com clima mediterrâneo (sul da Europa), clima temperado marítimo (Europa Ocidental), ou um verão quente ou clima continental hemiboreal (Europa Oriental).
A população da UE é altamente...
tracking img