Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese das observações realizadas na Escola Abrigo Filhos do Povo, na turma do 2º ano F (antiga 1ª série) da Professora Célia Maria Gomes da Silva. A escola está localizada no bairro da Liberdade, atende alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, possui 15 turmas e aproximadamente 300 alunos por turno.

O que motivou a escolha desta escola edesta turma não foi somente por razões territoriais, já que resido na Liberdade, mas também porque participo de um projeto na própria escola, o Projeto Nenhum a Menos da FACED/ UFBA e conheço bem a realidade da instituição, seus alunos, professores e funcionários. O 2º ano F é famoso na Escola Abrigo por ter os alunos mais avançados em comparação com as outras turmas. A maioria dos meninos já sabemler e escrever, dos 14 alunos que compõem a classe sete estão na Hipótese Alfabética:
"Neste estagio a criança já venceu todos os obstáculos conceituais para a compreensão da escrita - cada um dos caracteres da escrita correspondente a valores sonoros menores que a sílaba - e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever... No entanto um amplo conteúdoainda está para ser dominado: as regras normativas da ortografia."( AZENHA, 2004,p.85)
dois dos alunos estão na Hipótese Silábica- alfabética:
''... a criança inicia a tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto gráfico do registro.''
e cinco na Pré-silábica:
''O uso da hipótese pré-silábica indica apenas a existência de uma concepção da criança quanto aocaráter da representação realizado pela escrita, ainda distante da indicação do evento sonoro da língua falada''
Vale ressaltar que todos os alunos iniciaram o ano letivo na Hipótese Pré- silábica, a Professora Celia possui um gráfico com o desenvolvimento da escrita de cada um dos alunos. Além disso, a turma é muito disciplinada, completamente diferente das demais que são conhecidas pelaindisciplina exagerada.

Atuo também como professora de Informática na escola e dou aulas para os alunos do 2º ano F e fiquei muito admirada com o comportamento deles e porque a maioria estavam na hipótese alfabética. Uma turma peculiar, solo fértil para uma boa observação. A observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, interessa-nos a observação porque elapermite fazer um estudo dentro de um contexto determinado. Os objetivos principais são conhecer as normas e regras de funcionamento que regem a aula, para adequar as nossas análises ao contexto dentro do qual serão postos em prática e conhecer a dinâmica, comunicação e relação entre o aluno e o professor no ensino da língua materna.

RELATO DAS OBSERVAÇÕES

O contato com a escola e a professora foimuito fácil porque, como já citado, trabalho na escola e com a professora. Conversei com ela sobre o trabalho e a mesma se mostrou animada com a escolha. Marcamos vários dias e em todos ocorreram contratempos comigo e com ela. Finalmente no dia 04 de junho consegui fazer a primeira observação com duração de 80 minutos, o tempo dedicado ao ensino da Língua Portuguesa, cheguei às 13: 15 e sair às14: 35. A turma estava quase completa, 13 alunos estavam presentes. A professora Célia foi muito hospitaleira, me recebeu muito bem e disponibilizou todos os materiais para cópia.

A sala é grande e está dividida em grupos. As primeiras atividades realizadas são denominadas atividades de integração que consistem em pedir que os alunos façam a oração, escrevam no quadro a data e o número dealunos presentes. As crianças gostam muito e participam com entusiasmo.

Em seguida a Professora recapitulou a atividade de Português da aula passada: A unidade 4 do livro didático (em anexo) na página 57. Recordação do título do texto: A esperteza da raposa, perguntas de compreensão oralmente: O texto fala de quê? O quê a figura representa?
Após as perguntas de compreensão os alunos revesando...
tracking img