Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto “a empresa viva”, podemos verificar várias prioridades que as empresas podem utilizar como fatores que contribuem para a sua longevidade, entre eles podemos destacar:
- Sensibilidade ao ambiente e sintonia com o mundo a sua volta;
- A adoção um forte senso de identidade, assim os funcionários se sentem parte de um todo.
- Tolerância à novas ideias, dessa forma a diversificação deatividades não precisa ter um controle centralizado. - Conservadorismo nas finanças; são seguras e não arriscam gratuitamente seu capital. Entendendo o significado do dinheiro à moda antiga mantendo uma reserva em caixa.
- Valorizar as pessoas e não os ativos; os ativos e os lucros são como oxigênio: necessário para a vida, mas não a finalidade da vida.
- Confiança mútua, os membros entendem osignificado do “Nós” tendo consciência dos valores comuns e a sensação de fazer parte de um todo, une os mais diferentes integrantes.
- Criar uma comunidade, a empresa se parece com um rio, institui regras de continuidade e movimentação para seus funcionários imitando a longevidade e a força de um rio.
- Organizar-se para aprender, as organizações estimulam seus funcionários a se congregar eassim eles aprendem mais rápido.
- Afrouxar a direção e o controle, uma política de tolerância permite um ambiente onde os funcionários se interajam sem colocar em risco a capacidade de crescimento da empresa.
- Conhecimento e sucesso, a empresa viva cria mais espaço para a inovação e mais aprendizado, pois o sucesso de hoje depende da mobilização do maior nível possível de conhecimento.
Aempresa é um ser vivo e suas decisões são resultado de um processo de aprendizado. Os representantes de uma empresa viva são pessoas que possuem um conjunto de valores comuns e que acreditam que as decisões a serem tomadas pela empresa, visa não só a parte econômica, mas sim, funcionários que se identificam com a empresa e uma gerência tolerante e sensível para com o mundo em que vivem.
O fordismo- é um sistema de produção em massa.Os automoveis de Ford eram construidos em uma esteirarolantes que funcionavam enquanto os operários ficavam, praticamente, parados nas “estações”, quando realizavam pequenas etapas da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.
Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operárioficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra caracteristica é a de que o trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir buscá-lo, fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil. O método de produção fordista exigia vultuosos investimentos e grandes instalações,
O Toyotismo - écaracterizado pelo justin in time.Criado por Taiichi Ohno, o toyotismo surgiu nas fábricas da montadora de automóvel Toyota, após a Segunda Guerra Mundial.O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilizaçãotinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.
Conclusões da Experiência em Hawthorne
1- Nível de Produção é Resultante da Integração Social e não dacapacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a teoria clássica), mas por normas sociais e expectativas que o envolvem. É a capacidade social do
trabalhador que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior a sua disposição de produzir.
2- Comportamento Social dos Empregados se apoiam totalmente no...
tracking img