Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
_________________________________________________________________

Colégio Metrópole
Curso Técnico em Edificações







Estruturas de Concreto Armado
Ancoragem e Aderência







Belo Horizonte
2012









_________________________________________________________________






Ancoragem e Aderência



Trabalhoapresentado
da disciplina de Estruturas de
Concreto Armado da turma de Terceiro
Módulo, turno noturno do curso Técnico
em Edificações – Construção Civil.








Colégio Metrópole
Belo Horizonte – Março de 2012_________________________________________________________________

Sumário

1 – Introdução
























_________________________________________________________________

Introdução



Este trabalho foi feito com o intuito de apresentar a turma de terceiro módulo do curso técnico em edificações os conceitos de Ancoragem e Aderência.
O material aqui disponível visa acrescentarconhecimento e ao mesmo tempo facilitar o entendimento da turma com relação ao tema abordado.
Primeiramente definimos ancoragem como a fixação da barra de aço no concreto de maneira que ela possa ser interrompida. E em seguida definimos aderência como uma propriedade que impede uma barra de aço “escorregar” em relação ao concreto que a envolve. No final,ambos são fundamentais para a concretizaçãodo concreto armado.
Cada tema foi divido em partes, de maneira á para facilitar a explicação de forma clara e sucinta. Também foram colocadas figuras para demonstrar melhor cada etapa abordada.












_________________________________________________________________

1. aderência

1. Definição
A aderência é o que impede que uma barra de aço escorregue em relação aoconcreto que a envolve. Alem de ser responsável por fazer com que concreto e aço trabalhem juntos.
Através da aderência, é possível que as deformações de compatibilidade e a transferência de esforços entre concreto e aço tornem-se fundamentais para o surgimento do concreto armado.

2. Tipos de Aderência
Devido a diferentes fenômenos que ocorrem entre esta ligação de concreto e aço, podemos dizerque o fenômeno da aderência pode ser dividido em três parcelas que explicaremos a seguir, sendo elas: Aderência por adesão, Aderência por atrito e por ultimo Aderência mecânica.

1. Aderência por adesão
Esta é caracterizada pela resistência de separação dos materiais (concreto e aço), que ocorre devido a ligações físico-químicas entre as barras de aço e a argamassa geradas durante oinicio de pega do cimento. Caso haja deslocamentos entre a barra e a massa que á envolve, as ligações são destruídas. F

Concreto

Aço

F

Figura 1 – Aderência por Adesão (PINHEIRO & MUZARDO, 2003).


_________________________________________________________________

A figura acima representa uma ligação por adesão entre um cubo de concreto e uma placa de aço.Neste caso, para separar estes materiais seria necessário aplicar uma força (F).

2. Aderência por Atrito
Ocorre devido a forças de atrito entre o concreto e o aço quando existem pressões transversais nas armaduras. Tais forças dependem do coeficiente de atrito entre o aço e o concreto. A presença da barra tende a inibir parcialmente deformações de retração do concreto, desta forma surgirá àpressão transversal que acarretará o aumento da aderência.
Para entender melhor vamos imaginar a seguinte situação: na tentativa de retirar uma barra que se encontra no interior de um bloco de concreto será exercido uma “força de arrancamento”, representada por F. Nota-se que esta força de arrancamento será maior do que a força de adesão, devido ao atrito entre a barra de aço e o concreto....
tracking img