Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

A historia da estrutura da organização do sistema de ensino no Brasil desde, a época neoconservadora até hoje, vive em controvérsias que reflete ás condições socioeconômicas do país.A educação jamais havia sido levada a sério.
Em 1930 aconteceram grandes mudanças relacionadas a educação. Todavia o que nos leva a constatar que somente após o desenvolvimento industrial a educaçãocomeçou a ganhar foco. Com a intensificação do capitalismo, ás aspirações voltou-se para o sistema educacional que crescia avassaladoramente, como o país jamais havia visto.
Os números de matriculasforam de 15 mil a 65 mil, com a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (MEPS) que teve uma participação primordial gerando ações mais objetivas na educação. O poder é categoria essencialpara compreender o processo de centralização ou descentralização na questão da organização do ensino.



O contexto histórico da estrutura e da organização do sistema de ensino no Brasil traz atrajetória da educação que sofre influencias socioeconômicas até os dias de hoje. Na década de 80 iniciava a tendência neo socioeconômica a escola passa a ter a função e o papel de formar o trabalhador.Os organismos financiadores surgem para países de terceiro mundo como o Brasil, já na década de 30 acontece o processo de industrialização, a educação passa a ganhar maior importância o que vai mudara evolução da educação no país.
A revolução de 1930 foi determinante para o surgimento de novas exigências educacionais, o que acarretou um desenvolvimento jamais visto no ensino, escolas primáriasdobraram, as secundarias quadriplicaram e as técnicas se expandiram. Os anos 30 e 45 no Brasil caracterizaram-se como um período centralizador da educação.
Após o golpe de 1937 o Estado organizou aeducação escolar no plano nacional, especialmente nos níveis secundário e universitário, mas desatendia o ensino primário e a formação de professores, o que parecia visar á descentralização por causa...
tracking img