Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seguridade social
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prédio do Instituto Nicaraguense de Seguridade Social.
A seguridade social (Brasil) ou segurança social (Portugal e PALOP) consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego. A comparação dos sistemas de seguridade social dessesdistintos países, constituem-se como um excelente campo de pesquisa dos efeitos da colonização portuguesa, no Brasil tentou-se repetir a proposição da criação das Santas Casas de Misericórdia e demais instituições de caridade, uma em cada Estado (como se chamam as divisões territoriais no Brasil). Outro determinante comum a todos os sistemas é influência da concepção do estado de bem-estar social entreoutras proposições de reforma social.
1 No Brasil 2 Em Portugal 3 Em Moçambique 5 Ligações externas
No Brasil A Constituição brasileira em seu título VIII (da Ordem Social), traz entre os artigos 194 a 204, a base da regulamentação da seguridade social no Brasil. O artigo 194, em seu caput determina que a seguridade social é composta de três pilares: previdência social: mecanismo públicode proteção social e subsistência proporcionados mediante contribuição; assistência social: política social de proteção gratuita aos necessitados; saúde pública: espécie da seguridade social (por efeito da Constituição) destinada a promover redução de risco de doenças e acesso a serviços básicos de saúde e saneamento.
Um cidadão brasileiro é atendido pela Previdência Social A seguridade social,no que tange a gestão do Regime Geral de Previdência Social, é organizada pelo Ministério da Previdência Social e executada principalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social, com o auxílio das secretarias estaduais de assistência social. Estão também diretamente envolvidos na seguridade social o Ministério da Saúde (e as respectivas secretarias dos estados da federação), o Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério do Trabalho e Emprego. Há ainda os Regimes Próprios de Previdência, sob a gestão dos entes federativos (estados, municípios, distrito federal) que os criarem. Igualmente a Saúde e a Assistência Social podem ser assumidas pelos entes federativos. A seguridade social é uma obrigação constitucional do Estado brasileiro, o que não significa queoutros órgãos (filantrópicos ou com finalidade de lucro/iniciativa privada) também não possam atuar nas áreas previdenciárias (previdência privada, por exemplo), saúde pública (planos particulares) e assistência social (entidades religiosas). Nesse caso, os órgãos podem firmar convênios com os entes públicos e seguirem leis gerais para que possam atuar com uniformidade e responsabilidade.
EmPortugal A segurança social é de responsabilidade do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social por meio da Segurança Social.
Em Moçambique Em Moçambique, a segurança social é administrada pelo INSS, dependente do Ministério do Trabalho.
Sistema Único de Saúde --------- Plano de saúde______Conselho Nacional de Assistência Social
Ligações externas Ministério da Previdência Social(Brasil)
1 Segurança Social (Portugal) 2 Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (Portugal)
3 Matemática Atuarial de Sistemas de Previdência Social 4 Serviços do Estado - Assistência Social
Visões "rivais" sobre mudança estrutural e proteção social. Artigo de Flávio da Cunha Rezende publicado na revista Nova Economia, vol.18, n.1, 2008.
2007 - XXVIX Jornada Giulio Massarini deIniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ
Seguridade e Assistência Social: tendências e desafios para o assistente social na perspectiva do controle social Componente: MÁRCIA GOMES THOMAZ Orientadora: Cleusa Santos Co-orientadora – Kelly Aline Barbosa Ribeiro
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Os impactos da privatização e mercantilização da seguridade social: balanço e...
tracking img