Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Pública

Faculdade Paraíso
Mariana da Silva Lima Rangel
Manhã – 5º Período
Administração de Empresas

▪ Escolher 03 Princípios da Administração Pública, exemplificando nodia-a-dia:
* Princípio da Legalidade
* Princípio da Impessoalidade
* Princípio da Moralidade
* Princípio da Publicidade
* Princípio da Eficiência

Princípio da Impessoalidade
Implica emexcluir a promoção pessoal de autoridade ou servidor de suas realizações administrativas. Estabelece ao Administrador Público, que só execute o ato para o seu fim legal, ou seja, exclusivamenteconforme a norma do Direito, e assim, pois, de forma impessoal.
Exemplo: Se o administrador decide construir ou asfaltar uma determinada rua, deve fazê-lo para beneficiar o conjunto da população, nãoporque a rua passa em frente a um terreno seu ou de algum parente. Isso seria de interesse pessoal.

Princípio da Moralidade
A validade de todo e qualquer ato administrativo, passa não somentepela distinção do legal, justo, conveniente, oportuno, mas, sobretudo deve ser honesto. Assim, o ato administrativo, deverá considerar a norma jurídica e a ética da própria instituição.
Exemplo: Umprefeito, após ser derrotado na última eleição, às vésperas do encerramento do mandato, congela o Imposto Territorial Urbano, com a intenção de reduzir as receitas e inviabilizar a administraçãoseguinte. Ainda que tenha agido conforme a lei, ele não agiu com moralidade administrativa.

Princípio da Publicidade
É a divulgação do ato para conhecimento de todos. Caracteriza o início da validadepara todos os efeitos externos. Leis, atos e contratos administrativos que produzem consequências fora do órgão que os pratica, exigem publicidade.
Exemplo: Um Prefeito Municipal, com o objetivo depreencher determinada vaga existente na sua Administração, nomeia alguém, para o cargo de Procurador Municipal. No entanto, para que esse ato de nomeação seja válido, ele deve ser publicado....
tracking img