Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS SOBRE A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA

Até ao século XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a vida era obra de uma entidadepoderosa, facto que servia para mascarar o facto de não existirem conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional.

Esta explicação, o Criacionismo, no entanto, já no tempo da Grécia antiganão era satisfatória. De modo a contornar a necessidade de intervenção divina na criação das espécies, surgem várias teorias alternativas, baseadas na observação de fenómenos naturais, tanto quantoos conhecimentos da época o permitiam.

Aristóteles elaborou uma dessas teorias, a aceitação manteve-se durante séculos, com a ajuda da igreja católica, que a adoptou. Esta teoria considerava que avida era o resultado da acção de um principio activo sobre a matéria inanimada, a qual se tornava, então, animada. Deste modo, não haveria intervenção sobrenatural no surgimento dos organismos vivos,apenas um fenómeno natural, a geração espontânea.

Estas ideias perduraram até à era moderna, pois Van Helmont (1577-1644) considerava que os ”cheiros dos pântanos geravam rãs e que a roupa sujagerava ratos, adultos e completamente formados”.

Era considerado acertado pelos naturalistas que os intestinos produzissem espontaneamente vermes e que a carne putrefacta gerasse moscas. Todas estasteorias consideravam possível o surgimento de vida a partir de matéria inaminada, fosse qual fosse o agente catalisador dessa transformação, daí o estarem englobadas na designação geral de Abiogénese.No século XVII Francisco Redi, naturalista e poeta, pôs em causa as ideias de Aristóteles negando a existência do princípio activo defendendo que todos os organismos vivos surgiam a partir deinseminação por ovos e nunca por geração espontânea.

Spallanzani interpretou os resultados com o facto de o ar conter ovos desses organismos, logo toda a vida proviria de outra, preexistente.

No...
tracking img