Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modern Times (br/pt: Tempos Modernos) é um filme de 1936 do cineasta britânicoCharles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica aocapitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo eimperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que osempregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
TemposModernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.
Um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.
Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtospara sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.
Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão,decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um empregorapidamente.
Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.
A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras.
O filme foi muitobem recebido pelos críticos de cinema, sendo exibido em 2003, no Festival de Cannes, fora da competição.
O filme foi produzido em três anos entre 1933 e 1936.
O filme era uma ficção há época que foi feito, Chaplin quis fazer um retrato de como seria o futuro na opinião deste.
Neste filme se houve pela primeira vez a voz de Chaplin, sempre resistente ao cinema sonoro, usado desde 1927, em OCantor de Jazz. Chaplin acreditava que não era necessário o cinema sonoro e que o cinema era uma arte essencialmente pictórica, e, enquanto pode, resistiu ao cinema falado.
Na parte em que Chaplin canta no restaurante, ele canta uma música sem sentido misturando francês, espanhol e italiano.
Este filme causou muita polêmica por causa das críticas à Revolução Industrial e as citações sobre ocomunismo e a social-democracia, enfrentando censura em muitos países, como a Alemanha Nazista.
Este filme foi considerado um pouco ousado pela época, pois uma lei proibia que se mostrasse filmes com consumo de drogas ílicitas, no caso do filme o rapé, usada por Chaplin na prisão onde este confundiu o rapé com sal.
Seu próximo filme de 1940, O Grande Ditador seria seu primeiro filme completamentefalado.
Este era o último filme mudo da história, até o lançamento do filme O Artista em 2011, ganhador de 5 Óscar.
O filme considerado um dos melhores de todos os tempos pela crítica e pelos cinéfilos, jamais recebeu alguma indicação ao Óscar, assim como o anterior de Chaplin Luzes da Cidade, talvez pelo fato de quando Chaplin ganhou o Óscar Especial por O Circo, disse que iria deixar o prêmio para...
tracking img