Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PACTO ANDINO
Bloco econômico instituído em 1969 pelo Acordo de Cartagena - seu nome oficial - com o objetivo de aumentar a integração comercial, política e econômica entre seus países-membros. Também é conhecido como Grupo ou Comunidade Andina.
Membros: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru (1969); Venezuela (1973). O Chile sai em 1976.O Panamá participa como observador.
De que forma o PactoAndino influencia a economia brasileira? Ou não influencia?

O Pacto Andino foi estabelecido em 1969 e tem como países membros Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A influência deste bloco econômico na economia brasileira e no resto do mundo é sentida por meio dos efeitos que acordos deste tipo podem ter sobre o nível de bem-estar mundial. A principal preocupação reside nos rumos que astrocas internacionais tomam, dado o possível efeito de desvio de comércio e o aumento do poder de mercado inerente aos blocos econômicos. O desvio de comércio representa um efeito negativo sobre o bem-estar mundial, pois implica que os países membros do bloco econômico substituíram importações do resto do mundo (mais baratas) por importações (mais caras) dos parceiros comerciais, devido aotratamento tarifário especial reservado aos países-membros. Convém salientar que não somente o Pacto Andino, como também todo tipo de integração econômica por blocos de países (NAFTA, União Européia, Mercosul) podem afetar a economia mundial dest
a maneira.
EUA apoiou Pacto Andino para frear narcotráfico.
da Folha Online

O Pacto Andino é formado por Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, e tem comoobjetivo criar vantagens para o comércio entre seus países-membros.O bloco teve apoio dos Estados Unidos desde sua criação, em 1969. Os norte-americanos queriam estimular o comércio entre os países-membros, pensando em uma opção ao tráfico de drogas para a geração de riqueza. Hoje, no entanto, os países andinos parecem muito mais próximos economicamente do Mercosul do que dos Estados Unidos. Poroutro lado, os norte-americanos exercem forte influência política no bloco.
Pontos Fortes e Fracos
A Colômbia vive um dos maiores conflitos internos do mundo, a Venezuela é prejudicada pela instabilidade política e econômica e no Equador a adoção do dólar não conseguiu resolver graves problemas sociais.

No aspecto comercial, os países integrantes do grupo não cumpriram com seus compromissos enão entraram num acordo para criar uma tarifa externa comum.

Problemas de narcotráfico, a falta de segurança dos cidadãos devido à pobreza existente na região e alem disso a, conjuntura econômica internacional que golpeou a região gerando uma crise econômica nos cinco paises, que até então não encontraram soluções.

Por outro lado, Equador, Colômbia, vêem na ALCA uma oportunidade de ampliarseus mercados e no Mercosul a facilidade de ingressar seus produtos nos mercados do cone sul, assim a região fortaleceria sua capacidade negociadora em outros processos de negociação
Postado por Pacto Andino às 08:38 3 comentários
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Origem do Pacto Andino;

Na tentativa de superar as dificuldades iniciais que marcaram a Alac, os governos da Bolivia, do Chile, daColômbia , do Equador e do Peru, assinaram em 1969 o acordo de Cartagena, criando o Pacto Andino. AVenezuela adiriu em 1974, e o Chile se retirou em 1978. O Peru se afastou em 1994 e, em 1998 foi aceito na Apec.
Para mostrar a discordância em relações à associação anterior, o primeiro artigo do acordo estipulou que o objetivo eseria promover o desenvolvimento equilibrado e harmônico dos paísesmembros, acelerando o crescimento mediante a integração econômica.
A integração era ainda mais ambiciosa porque previa uma politica comum de investimentos estrangeiros.
A saída do Chile apenas evidenciou o desgaste da associação, que também não resistiu à crise econômica.
Postado por Pacto Andino às 18:09 3 comentários
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Pacto Andino

O Pacto Andino é um...
tracking img