Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL – FAAO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º ANO
DISCIPLINA – LÍNGUA PORTUGUESA I
Prof.ª Msc Nayra Claudinne G. M. Colombo
Fevereiro de 2012

Falando e escrevendo

Por que escrevemos?
Bem, não é fácil enumerar todos os motivos pelos quais escrevemos, tantos são eles. Eis alguns: escrevemos para dar ordens (É PROIBIDO FUMAR!), para avisar alguém (Mãe: achave está na segunda gavetinha), para reclamar (Fulana: acho que você não deveria ter faltado ao nosso encontro. Deixo este bilhete porque não temos mais nada a falar. Por favor, não insista.), para receitar (5 ml de Simancol gotas, 6/6 horas), para advertir (Júpiter em conjunção com Saturno não aconselha passeios de taurinos. Fique em casa.), para pedir (Será que você, chegando em casa, podiame devolver o livro que te emprestei? É que eu tenho um trabalho pra fazer pra amanhã.), para tirar uma boa nota (Redação: Minhas férias. As minhas férias foram maravilhosas. Eu...), para pedir socorro (SOCORRO!), para não esquecer (Segunda, dia 7: ir ao banco; cortar cabelo; comprar lixa de unha), para dizer um pouco de tudo que sentimos num diário que só nós lemos (Querido diário: hoje estoumuito triste porque...), para dizer um pouco de tudo aos outros em forma de poesia (Os raios de sol brilham sobre a relva ao entardecer soturno...), para contar uma história (Quando Paulo abriu a porta, descobriu que a casa havia sido assaltada e que todos os móveis estavam revirados. Entretanto...), e escrevemos por muitas, muitas outras razões.
Mas todos esses motivos particulares pelosquais escrevemos podem ser explicados por uma razão geral: escrevemos para resolver problemas que a fala, a linguagem oral, não consegue resolver. Podemos até dizer que o homem inventou a escrita, há milhares de anos, quando só a conversa não conseguia dar conta de todas as suas necessidades.
Começava naquele momento genial em que um antepassado nosso resolveu “desenhar” algum sinal na pedrapara representar uma idéia ou um som, uma viagem de séculos que haveria de mudar completamente a face da vida humana, para o bem ou para o mal. A escrita já nasceu com mil utilidades: anotar as encomendas de compra e venda dos povos comerciantes, registrar os fatos que aconteciam e inventar outros que explicasses o que acontecia, escrever palavras sagradas para representar deuses e reis, filosofarsobre a vida e o mundo e, é claro, mandar recados! Nas guerras entre os povos antigos, por exemplo, tão importante quanto as armas era o sistema de comunicação entre os exércitos, com os mensageiros trazendo e levando cartas dos generais.
A invenção da escrita foi um sucesso absoluto: veio para ficar e se espalhar pelo mundo, e foi uma arma poderosíssima nas mãos dos povos que a dominavam,de tal forma que, hoje, os povos que não dispõem dela dependem da escrita dos outros para sobreviverem. E, mesmo dentro de países civilizados, o cidadão que não sabe escrever também depende dos que sabem para ficar vivo.
O domínio da escrita é tão importante que, durante séculos, só se permitia que uma pequeníssima parcela da sociedade aprendesse a ler e a escrever. Escrever era umaquestão de segurança social, política ou religiosa: só pessoas de determinadas classes ou castas tinham esse direito, exercido sempre sob estrito controle. Não só não era qualquer um que escrevia, como os que escreviam não podiam escrever qualquer coisa. Mesmo depois da invenção da imprensa com tipos móveis, por Gutemberg, já no fim da Idade Média, que popularizou extraordinariamente os livros (antesescritos à mão em quantidade mínima), a escrita continuava restrita a uma pequena faixa da população, enquanto a vigilância sobre o que se escrevia aumentava. Muitos foram parar na fogueira da Inquisição por escreverem o que não era permitido.
Porém, nenhuma vigilância conseguiu mais segurar a popularidade da escrita, de modo que, hoje, a sua absoluta democratização é uma exigência...
tracking img