Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Introdução
II- A Percepção Visual
1- O que é a percepção
2- Neurobiologia
III- Funcionamento da Percepção Visual
1- Tempo
2- Estrutura
3- Forma
IV- Princípios Fundamentais da Percepção Visual
1- Relação forma – fundo
2- Relação forma – campo
3- Peso Visual
4- Leis da Organização da Forma
5- Ilusões Ópticas
6-A Luz
7- A Cor
V – Conclusão
VI – Bibliografia

I – Introdução

EM PSICOLOGIA, NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS COGNITIVAS, A PERCEPÇÃO É O ACTO CONSCIENTE DE APROXIMAÇÃO DAS SENSAÇÕES DADAS PELO MUNDO EXTERIOR. CONSISTE NUM MECANISMO INTELECTUAL DE INTERFERÊNCIA PELO SUJEITO DE PROPRIEDADES DOS OBJECTOS, CORES OU OUTROS MOTIVOS SENSORIAIS. O CÉREBRO TRABALHA NO SENTIDO DETRANSFORMAR SENSAÇÕES EM OBJECTIVAÇÕES. É POSSÍVEL ASSOCIAR PERCEPÇÕES E RECONDUZIR ESTAS OUTRAS MAIS ELABORADAS. A AFECTAÇÃO DO MECANISMO DA PERCEPÇÃO PODE ACONTECER EM PESSOAS NEURÓTICAS, ESQUIZOFRÉNICAS OU AMNÉSICAS, PROVOCANDO ESTADOS DE TOTAL APATIA E DE DESVIO EMOCIONAL. CONSISTE NA AQUISIÇÃO, INTERPRETAÇÃO, SELECÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS SENTIDOS. A PERCEPÇÃO PODE SER ESTUDADADO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO OU FISIOLÓGICO, ENVOLVENDO ESTÍMULOS ELÉCTRICOS EVOCADOS PELOS ESTÍMULOS NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. DO PONTO DE VISTA PSICOLÓGICO OU COGNITIVO, A PERCEPÇÃO ENVOLVE TAMBÉM OS PROCESSOS MENTAIS, COMO A MEMÓRIA E OUTROS ASPECTOS QUE PODEM INFLUENCIAR A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS.

Para se estudar a percepção em concreto temos que estar atentos a vários factores, comofactores externos, que são compostos pela intensidade, contraste, movimento e incongruência e os factores internos, que são influenciados pela atenção e o movimento como a motivação, a experiencia anterior e o fenómeno social.
A percepção tem um conjunto de princípios que ajudam o homem a perceber aquilo que esta a ser visualizado, como, a tendência à estrutura ou princípio do fechamento,segregação figura-fundo, pregnância das formar ou boa forma e constância perceptiva.
Para além destes aspectos que foram falados, podemos observar vários tipos de percepção que existem no homem através aos órgãos dos sentidos, como a percepção auditiva em que o ouvido interno tem a capacidade de percepcionar o que esta a ser transmitido, percepção olfactiva em que é possível através da capacidade dasfossas nasais distinguir o cheiro, a percepção temporal que não tem nenhum órgão especifico mas na verdade e que permite ao homem sentir a passagem do tempo e a duração de uma experiencia, a percepção espacial dá-nos a habilidade de lidar com formas, tamanho, distância, volume e movimento e, a partir desse conhecimento poder entendê-las, antecipando situações que venham ao encontro de nossasnecessidades, a percepção gustativa em que a parte superior da língua é o órgão que nos permite diferenciar o sabor que pode ser doce, salgado, amargo e azedo, percepção táctil em que o órgão principal é a pele, que esta distribuída por todo o nosso corpo em diferentes áreas e nos permite detectar o frio, o calor e a dor, a percepção visual em que a retina é o órgão receptor da informação que noschega do exterior e o propriocepção é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo sem utilizar a visão. Todos estes diferentes tipos de percepção são fundamentais para a sobrevivência do ser humano, sendo a percepção visual e auditiva as mais importantes.
Contudo isto podemos afirmar quea percepção tem sido influencia para muitos estudos e que pode ser explicada por diferentes teorias, como é o caso da teoria associacionista, em que considera o homem uma “tábua rasa” quando nasce e que vai adquirindo conhecimento com as suas experiencias de vida, este modelo é inspirado no empirismo em que envolve vários filósofos como Jonh Locke, David Hume, Condillac e Stuart Mill. A teoria...
tracking img