Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Neste texto procuramos descrever resumidamente o que vem a ser financiamento, os tipos de financiamentos a curto, médio e longo prazo, as suas vantagens e desvantagens e as taxas que estão sendo praticadas no mercado.

01
1 – INTRODUÇÃO

Um dos maiores desafios do administrador financeiro consiste em gerir o setor financeiro de uma empresa, pela altacomplexidade, e o risco decorrente no dia a dia pela tomada de decisões e pelas mudanças do mercado.

2 – FINANCIAMENTO

O financiamento no Brasil é sem dúvida alguma, um dos grandes problemas de nossas empresas e, em especial, das pequenas e médias empresas brasileiras.
Quando nos referimos a financiamento estamos imaginando não apenas o financiamento ao capital de giro das empresas, mas também ofinanciamento de bens de capital como equipamentos, máquinas, veículos, etc.
Cabe ao administrador financeiro determinar a melhor forma de financiar as operações e os investimentos em ativos de curto, médio e longo prazo da empresa, determinar a estrutura de capital mais adequada, ou seja, qual o percentual de capital próprio e de terceiros que a empresa deve ter e quais os custos do capital.Geralmente, as decisões de investir são tomadas pelos proprietários ou pela alta direção da empresa.
Para melhor entender capital próprio são os capitais da empresa, tais como, o capital social, reservas ou resultados acumulados retidos nas empresas, capital de terceiros são recursos de instituições financeiras ou de outras fontes de recursos.
O gestor financeiro encontra as melhoresformas de captar recursos, de acordo com o tipo de investimento – ativo permanente ou em capital de giro, de tal forma que as taxas sejam as mais adequadas ao plano de negócio novo ou incremental, como o prazo de carência, o prazo de amortização, datas de pagamentos, garantias exigidas do órgão financiador.

3 - FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO

São operações das quais as empresas levantamrecursos a prazos curtos, a rede bancária, inquestionavelmente, constitui a fonte principal do financiamento a qual recorrem às pequenas e médias empresas brasileiras. As formas de financiamento variam de empresa para empresa e vão deste os descontos simples até os chamados vinculados. Os períodos também são bem diversos, em virtude das diferentes naturezas e necessidades das empresas, os períodos decurto prazo variam em até um ano.
Os números de bancos com os quais as empresas operam também variam bastante, algumas utilizam um único banco, dependendo dele para todas as suas necessidades, porém empresas maiores preferem trabalhar com dois, três, cinco ou mais bancos, tentando uma forma de diversificação de fontes de financiamento.

Como exemplos de financiamentos a curto prazo temos:
•Cobrança simples – Esse tipo de operação tem por base a entrega, aos bancos, de títulos (duplicatas, notas promissórias, etc.) dos clientes das empresas, quanto do pagamento dos referidos títulos, seus valores são creditados na conta corrente da empresa com o desconto da taxa cobrada pelo banco.
02
• Descontos – Esta operaçãoé mediante a apresentação dos títulos devidamente relacionados nos chamados borderôs, os bancos procedem ao desconto, sendo os juros pagos antecipadamente e calculados sobre o valor dos títulos, da comissão e da taxa de cobrança, em geral os bancos não trabalham com descontos a prazo maior do que 90 dias.
• Abertura de Credito – Também chamado de conta garantida exige a assinatura de umcontrato, o prazo normal vai até 120 dias. Nesse caso os bancos se obrigam a colocar a descoberto, a disposição dos clientes, o valor acordado do credito, que é garantido mediante a emissão de títulos e endossos.
• Empréstimos Simples – É representado por saque a descoberto com um limite pré-fixado, envolvendo juros, taxas bancárias etc.
• Caução – O solicitante pode sacar sobre o valor...
tracking img