Trabalhos e gabaritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GABARITO DOCUMENTO 16 – EXERCÍCIOS SOBRE IMPLÍCITOS DOCUMENTO 16 – EXERCÍCIOS SOBRE IMPLÍCITOS Observe a tira a seguir:

Disponível em:http://www.blogdobauru.com.br/2009/01/pressupostos-e-implicitos.html Acesso em16/11/2011.

Analisando a tira dada, o que podemos dizer sobre a informação implícita presente nela sobre: a) O ponto de vista damulher sobre suas roupas? b) O ponto de vista do homem sobre suas roupas? c) Ambos são iguais?


Resposta:

a) A informação implícita que temos em relação ao ponto de vista damulher sobre suas roupas é a de que, para o sexo feminino, nunca as mulheres possuem roupa suficiente em seu guarda-roupa, ou seja, sempre precisam comprar algo novo para umevento diferente. b) Já a informação implícita sobre o ponto de vista do homem é oposta à da mulher: por menos roupa que possuam em seu armário, o sexo masculino sempre acha quenão precisa comprar roupa alguma, pois tem muitas peças.

Exercícios de escrita: 1. Identifique os implícitos dos ditos populares a seguir: a) Deus ajuda quem cedo madruga.Implícito: quem acorda mais tarde Deus não auxilia. b) Casa de ferreiro, espeto de pau. Implícito: quem trabalha sempre para os outros desenvolvendo uma atividade ou com determinadomaterial não tem tempo para realizar tal atividade para si. c) Quem vê cara não vê coração. Implícito: O exterior é enganoso. d) Quem semeia vento colhe tempestade. Implícito:pessoas que fazem coisas ruins para os outros acabam vendo suas atitudes revertidas contra si próprias. e) Filho de peixe, peixinho é. Implícito: os filhos são parecidos com ospais, fisicamente e nas atitudes, nos defeitos e qualidades. f) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Implícito: a persistência vence qualquer situação.

tracking img