Trabalhos e atividades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
a) revigorar e qualificar o crescimento econômico, social e ambiental; b) promover acesso às necessidades essenciais, como emprego, alimentação, energia, água e saneamento básico; c) manter o crescimento populacional de forma sustentável, para convivência com a escassez de recursos no planeta; d) preservar e fortalecer as fontes de recursos naturais; e) promover tecnologias limpas, enfatizando ogerenciamento de riscos sócio-ambientais; e f) integrar aspectos sociais e ambientais à economia no processo de tomada de decisão

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Agenda 21 – instrumento de planejamento estratégico, aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992 (conhecida como Rio-92 ouEco-92). A Agenda 21 estabeleceu compromissos acordados pelos países participantes da Conferência para serem implementados ao longo do século 21, visando o desenvolvimento sustentável. A Agenda 21 aborda quatro dimensões: 1) social e econômica; 2) conservação e gestão de recursos em prol do desenvolvimento; 3) fortalecimento do papel dos grupos principais; e 4) meios de execução. Para honrar oscompromissos assumidos, cada país criou a sua própria Agenda 21. O Brasil estabeleceu como prioridades: a) a implantação de programas de inclusão social; b) a sustentabilidade urbana e rural; c) a preservação dos recursos naturais e minerais; e d) a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento sustentável – desenvolvimento que satisfaz as necessidades dageração presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. É o modelo de desenvolvimento que segue o princípio da sustentabilidade. Não se sabe exatamente quem criou essa expressão, mas a partir do uso no Relatório Brundtland, publicado em 1987, a expressão passou a amplamente utilizada, evoluindo nos dias de hoje para a gestão da sustentabilidade.Organização das Nações Unidas (ONU) – organização internacional, cuja sede atual é em Nova York (EUA), fundada em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após a Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo é fomentar a paz entre os povos.

Participação ou engajamento dos stakeholders – envolvimento dos stakeholders no processo decisório. Pode acontecer na forma deinformação compartilhada (recebem informação sobre o planejamento da ação, resultados esperados e recursos investidos), por consulta (oportunidade limitada para contribuir, interferir ou modificar a proposta), de forma colaborativa (influenciar nas decisões, elaborando documentos, identificando interesses ou busca de consenso, debates, discussões e responsabilidades compartilhadas com a organização) e peloengajamento (participação ativa no planejamento, implementação e avaliação de projetos).

Política pública – conjunto de diretrizes que asseguram legalmente à população o acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, lazer, cultura, moradia, renda, atenção especial a crianças, idosos, indígenas e outras minorias. O termo "pública" quer dizer "que atende a toda a população".

Protocolo deKyoto – acordo firmado entre os países mais industrializados, durante a IV Conferência das Partes da Convenção Mundial do Clima, realizada em Kyoto (Japão), com o objetivo de reduzir em 5%, até 2012, os níveis de emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa.

Stakeholder – termo criado por Edward Freeman, que significa todas as pessoas ou grupos que mantêm relação deinfluência com as organizações, podendo interferir e receber os impactos das ações organizacionais. São considerados stakeholders internos: os empregados; stakeholders externos: comunidade, investidores, órgãos não-governamentais e públicos, reguladores, imprensa e as futuras gerações; stakeholders da cadeia de valor: fornecedores e clientes.

Sustentabilidade – característica de um processo ou...
tracking img