Trabalhos sobre o eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual a relação que podemos estabelecer entre EJA e o mundo do trabalho?

De acordo com as concepções modernas o homem é um ser social e político. Por outro lado, o trabalho humano consiste na força motriz de todo e qualquer sistema econômico, de forma que, a educação é a categoria capaz de afetar o sistema social como um todo, isto é, a cidadania e a produtividade do trabalho, por intermédioda qualificação. Educação, cidadania e trabalho, são, portanto, categorias que se entrecruzam e constituem a identidade do homem e da sociedade atual.
Percebe-se que, nesse mundo contemporâneo, os novos modelos de gestão que buscam maior nível de produção, mediante a aplicação de mais tecnologia nos processos produtivos, demandam trabalhadores que sejam capazes de adaptar-se aos novos padrõestecnológicos. Nesse sentido, qualquer indivíduo que não conta com a formação educacional adequada, terá poucas chances no moderno mercado de trabalho.
Neste contexto, pode-se afirmar que os indivíduos com poucas chances para ingressarem no mercado de trabalho são os jovens e adultos que não tiveram acesso à escola.
Quando esses jovens sentem necessidade de recuperar o tempo perdido, procurar naEJA a alternativa mais rápida para retomada da caminhada escolar.
Para muitos jovens, a razão que optam pela EJA é a busca pela informação. Para eles, o mundo do trabalho se tornou elemento importante nas suas vidas, isso por dois motivos, isto é, o primeiro por ser, o trabalho, um dos responsáveis pela desistência dos estudos de muitos jovens e adultos, e, o segundo motivo, porque esse mesmotrabalho é o ponto de partida para a redescoberta da escola quando essas pessoas retomam os estudos.
Nesse sentido, é válido dizer que a ação do trabalho pode levar à superação das desigualdades entre as pessoas, porém isso depende de uma ação cotidiana, em que escola deve levar em consideração uma realidade complexa e, ao mesmo tempo, singular e plural, encontrada em nossa sociedade. Tal realidadedeve ser contemplada sob um olhar mais sensível sobre as diferenças de classe, etnia, raça e idade dos nossos jovens e adultos que buscam superar as perdas geradas pelo tempo que se viram distantes do mundo escolar.
Dessa forma, surge à relação entre a EJA e o mundo do trabalho, ou seja, as pessoas que ingressam nessa modalidade de ensino, desejam ter um espaço no mercado de trabalho, para isso,necessitam de conhecimento e a EJA deve agir diante desse problema, oferecendo um ensino adequado para solucionar essa situação.
Diante disso, pode-se dizer que a Educação de jovens e adultos é uma opção que muitas pessoas fazem, com o objetivo de adquirir conhecimentos necessários para ingressarem no mercado de trabalho, no entanto, deve haver uma nova formulação nas políticas publicas, no sentidode promover um sistema educacional que aproxime o mundo da escola do mundo do trabalho, sendo verdadeiramente inclusivos para os jovens e adultos.

2- Qual é a necessidade de tratarmos na Educação de Jovens e Adultos, de temas das grandes demandas sociais como por exemplo, raça e gênero? Liste algumas razoes.

A escola é um lugar que ajuda o indivíduo a ter conhecimento e exercer seu papelde cidadão critico, consciente e ativo, além disso ela trabalha valores no sentido de o aluno aprender a amar, respeitar, valorizar e ser solidário para com o próximo.
A educação de jovens e adultos não é diferente, além de trabalhar todas as metas que a modalidade oferece, ela também procura tratar de temas das grandes demandas sociais, ou seja, de diferenças raciais, relações de gênero e outros.Percebe-se que a desigualdade de gênero, raça ou como outras formas de diferenciação social, trata-se de um fenômeno estrutural com raízes complexas e instituído social e culturalmente de tal forma, que se processa cotidianamente de maneira quase imperceptível e com isso é disseminada deliberadamente, ou não, por certas instituições sociais como escola, família, sistema de saúde, igreja, etc....
tracking img