Trabalhos sobre obras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartilha de gestão de entulho de obra

Introdução
O Sinduscon-CE anualmente investe na publicação de manuais de segurança e sustentabilidade para o setor, com forma de incentivar as boas-práticas na construção civil. Este ano, a tema escolhido foi “Resíduos Sólidos”, que são sobras de materiais utilizados, que podem ou não ser reciclados, mas que devem ter um destino adequado. Entre asnovidades, está na edição desta cartilha ilustrada, voltada para o operário. O objetivo central é facilitar a adoção das técnicas de reciclagem nos canteiros de obras, tornando as construções cada vez mais sustentáveis. Aproveite as informações! Contribua com esta importante iniciativa!

2

Apresentação
O crescimento consolidado do setor da construção civil está transformando a realidade doscanteiros de obras. Já se verifica o grande avanço na qualidade da construção civil, que passa a investir em tecnologias e qualificação como forma de aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios. Visando orientar nosso pessoal, o Sinduscon-CE elaborou esta Cartilha de Gestão de Entulho de Obra. Aqui, estão todas as informações necessárias para tornar nossas construções mais enxutas esustentáveis, de forma a contribuir com a preservação do meio-ambiente e com o desenvolvimento do setor.

Roberto Sérgio O. Ferreira
Presidente do Sinduscon-CE
3

Depoimento
Tendo em vista que sustentabilidade nada mais é do que o desenvolvimento econômico responsável, a correta destinação dos resíduos sólidos torna-se imprescindível. Ao investir na implantação de programas e sistemas de gestão demateriais, o setor avança em qualidade e gera uma economia anual de bilhões na compra de matéria-prima. A sensibilização do empresariado para a relevância do tema urge. Portanto, é louvável a iniciativa do Sinduscon-CE de editar um manual técnico e uma cartilha ilustrada, esta última, voltada para o operário. Parabenizamos, então, toda a equipe de profissionais envolvida, na pessoa do presidenteRoberto Sergio, por facilitar o acesso dos empresários a informações da legislação ambiental vigente e das metodologias adequadas de reaproveitamento de materiais.

José Antônio de Lucas Simon
Presidente da CMA/CBIC
4

Depoimento
Parabenizo o Sinduscon pela iniciativa de editar o Manual de Resíduos Sólidos. A cartilha estimula a cadeia produtiva da construção civil no sentido de dar fielcumprimento à Lei dos Resíduos Sólidos. Com a nova legislação que trata a matéria, ela passa a significar uma grande oportunidade tanto no aspecto ambiental quanto econômico. Ambiental pelo fato de termos o reaproveitamento desses materiais que refletem diretamente na questão econômica, quer seja pela diminuição dos custos dessas obras, quer seja para as enormes possibilidades de negócios que se abrem apartir desse material.

Deodato Ramalho
Titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam)

Você sabe o que é entulho de obra e como ele deve ser armazenado?

Entulhos são provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras e de serviços de preparação e escavação de terrenos. São também chamados de resíduos da construção civil ou resíduos deconstrução e demolição ou simplesmente RCD.

O entulho também pode ser chamado de caliça ou metralha.

6

Você sabia que:
Os resíduos de construção e demolição não devem ser armazenados todos juntos pois isto impossibilitará a reciclagem futura deles. É necessário fazer a segregação, ou seja, a sua separação logo após a produção. Existem leis que determinam quais as classes (tipos) de resíduospodem ser reaproveitados e reciclados, mas para que isso seja possível é necessário segregá-los (separá-los) ainda no canteiro de obras. Colabore!

Segregação é a separação dos resíduos em recipientes específicos para cada classe.

A disposição dos resíduos na figura abaixo está errada pois estão todos misturados.Aprenda como fazer a disposição correta a seguir! 7

Classificação do...
tracking img