Trabalhos sobre jovens no mundo das drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os jovens trabalhadores do tráfico de drogas Marisa Feffermann 1

Este trabalho é uma reflexão resultante de um Estudo de Campo de duração de 4 anos com jovens inseridos no tráfico de drogas da periferia de São Paulo (Brasil). A complexidade destes discursos permitiu a percepção da inserção destes jovens nas relações de trabalho do comércio ilegal de drogas. O tráfico de drogas, como qualquerindústria, funciona sob a mesma lógica do capital; desta forma, os ‘trabalhadores’, em todas as etapas de produção, são sacrificados, e passam por idêntica dominação e pelos sofrimentos advindos das condições sociais injustas reproduzidas na sociedade. A realidade destes jovens mostra toda a violência incrustada na economia ilegal do tráfico. Na periferia da cidade, da economia e do tráfico, osjovens sofrem e são coadjuvantes dessa violência, de forma cruel e avassaladora. Constatou-se que o tráfico de drogas faz parte da vida de parcela da população das periferias da cidade de São Paulo, e a morte é uma das principais conseqüências. Entre os elementos para a caracterização dessa realidade pode-se perceber: a violência; a falta de infra-estrutura; pouca ou nenhuma participação do Estado emalguns setores e uma grande participação do aparelho repressor do Estado atuando de forma arbitrária. Absorvidos nessa encruzilhada, um número maior de jovens alinha-se nesta dinâmica. O tráfico de drogas em São Paulo dissemina-se, arregimentando muitos protagonistas; existem “mais de 5 mil microtraficantes” 2 , ou pontos-de-droga. Alguns característicos do tráfico paulista foram apresentados noscapítulos anteriores; no entanto, deve-se ressaltar que cada cidade constitui uma etapa determinada do ciclo exportador, de acordo com as atividades desenvolvidas pelos traficantes em cada região e as possibilidades do mercado consumidor interno.

1 2

Pesquisadora do Instituto de Saúde/SES/SP Segundo o DENARC – Departamento Estadual de Narcóticos, de São Paulo.

1

Estes jovens, porvezes, vivem situações inusitadas, em que o momento presente é o único tempo que lhes é possível. O seu futuro, freqüentemente, não é incerto. Muitos sabem que vão morrer, ou pela bala de um revólver da polícia, ou pelo traficante.

O mundo do trabalho

O tráfico de drogas está inserido na sociedade em que o modo de produção estabelece relações sociais e econômicas. O que caracteriza todo modo deprodução é sua dinâmica, portanto, a contínua reprodução de suas condições de existência permite pensar na totalidade social como uma estrutura dominante, na qual a instância econômica é, enfim, determinante. O desemprego e a precariedade das relações de trabalho são conseqüências deste processo, pois a instalação de novas tecnologias foi utilizada para organizar o processo deinternacionalização. As transformações tecnológicas e de organização aplicadas ao sistema produtivo incidiram diretamente sobre o trabalho e vêm provocando demissões de vulto entre os trabalhadores. Esse processo foi propício para o crime organizado, facultando um fluxo relativamente livre de capitais por meio de sistemas informatizados, com capacidade de influir nos rumos da política financeira de um país. Destaforma, a globalidade do crime está imbricada neste processo global. Realidades que se entrecruzam em inúmeros pontos, em redes cada vez mais apertadas, que não permitem o surgimento do indivíduo. Sugere-se que o limiar entre a lei e o que está fora da lei apresenta-se cada vez mais tênue. Numa sociedade na qual as relações de forças sociais são desiguais, a forma de se constituir padrões decomportamento torna-se, de um lado, cada vez mais inflexível, e de outro, totalmente ambivalente e contraditória, caracterizando uma situação na qual o processo civilizatório desvincula-se das necessidades do ser humano, reiterando a lógica do capital. Os jovens envolvidos no tráfico de drogas constituem-se na tensão com esta realidade objetiva. Uma malha que os enreda a cada movimento. Neste emaranhado...
tracking img