Trabalhos sobre caches web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CACHES WEB

Web cache é um armazenamento temporário no disco rígido de páginas web, imagens e outros documentos e ficheiros utilizando técnicas de cache para reduzir o uso largura de banda disponível, aumentar a velocidade do acesso, entre outras vantagens.
Baseado nesse conceito, os navegadores, ao acessarem um site, guardam uma cópia dos arquivos usados pelo mesmo no disco rígido; ela podeser usada na montagem da página ao invés de trafegar todo o arquivo original pela Internet inteira até o seu computador novamente.
Observação: Por isso é importante limpar o cache de tempos em tempos, já que as páginas vão ficando poluídas e desatualizadas no cache.
A limpeza de cache do navegador da Web força o navegador a carregar as versões mais recentes de páginas da Web e programasacessados.
Como limpar o cache do navegador?
ex.:
Internet Explorer
1. Clique em Ferramentas na barra de menus do Internet Explorer.
2. Clique em Opções da Internet
3. Clique na guia Geral
4. Clique no botão Excluir Arquivos na seção Arquivos de Internet temporários
5. Se ainda houver algum problema, repita as etapas anteriores e reinicie o computador.

Proxy é um servidor intermediárioque atende a requisições repassando os dados do cliente à frente: um usuário (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor.
Um servidor proxy pode, opcionalmente, alterar a requisição do cliente ou a resposta do servidor e, algumas vezes, pode disponibilizar este recurso mesmo sem seconectar ao servidor especificado. Pode também atuar como um servidor que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.
Esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, entre outros.
Um proxy de cache HTTP ou, em inglês, caching proxy,permite por exemplo que o cliente requisite um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado imediatamente. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache. Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não oservidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da banda.
Uma introdução da Web Cache, a popularidade da Web está causando sérios problemas de desempenho nos acessos à Internet, de forma que a redução da latência tem se tornado uma questão importante. O número de usuários que se conectam cresce de forma muito acentuada, sendo que mais de 2/3 do tráfego Internet atual égerado pela Web.
A latência para se recuperar um documento Web depende de vários fatores, tais como: largura de banda, tempo de propagação, velocidade dos computadores cliente e servidor, etc.
No esforço de minimizar as conseqüências deste crescimento, alguns métodos podem ser adotados. Pode-se fazer uma atualização dos recursos: um servidor mais rápido, switch, aumento da banda. Entretanto, istoalém de não ser economicamente viável, pode não resolver o problema, uma vez que são numerosos os fatores que envolvem uma única transação Web. Alternativas como cache de WWW, espelhamento de arquivos e outros têm sido adotados para resolver os gargalos existentes na rede.
A iniciativa de se implantar um sistema de cache WWW que armazene localmente objetos (páginas HTML, imagens e arquivos) daInternet, pode melhorar a qualidade do serviço fornecido aos usuários. Servidores proxy ajudam a diminuir significamente o tempo médio de acesso a páginas e a transferência de arquivos, porque muitos deles são requisitados mais de uma vez e, exceto na primeira, as requisições são atendidas localmente.
Este não é um conceito novo. A maioria dos sistemas de computadores modernos usam este princípio...
tracking img