Trabalhos prontos (rene descartes)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DA OBRA – O DISCURSO DO MÉTODO – RENÉ DESCARTES


O DISCURSO DO MÉTODO – RENÉ DESCARTES



RESENHA DA OBRA - ELABORADO PELO PROF. REINALDO FONTELES



Possibilidades do Conhecimento



Somos capazes de conhecer a verdade? É possível ao sujeito apreender o objeto? Afinal, quais são as possibilidades do conhecimento humano?



As respostas dadas a essasquestões levaram ao surgimento de duas correntes básicas e antagônicas na história da filosofia. Uma é o ceticismo, que diagnostica a impossibilidade de conhecermos a verdade. A outra é o dogmatismo, que defende a possibilidade de conhecermos a verdade.



Empirismo



É uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão, da verdade e das idéias racionais através daexperiência. O empirismo é descrito caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados;

pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido, atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordocom cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática, como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

O empirismo defende que todas as nossas idéias são provenientes de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato). Como disse o filósofo empirista inglês John Locke: “nadavem à mente sem ter passado pelos sentidos.”



Racionalismo



Doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa inteligível, mesmo que não possa ser demonstrada de fato, como a origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.

O racionalismo é baseado nos princípios da busca da certeza e da demonstração,sustentados por um conhecimento a priori, ou seja, conhecimentos que não vêm da experiência e são elaborados somente pela razão . Racionalismo designa a doutrina que atribui exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade. Ou, como recomendou Descartes: “nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”.René Descartes



Características do Pensador







Nasceu na França (1596-1650);

-Estudou em colégio Jesuíta;

-Estudou matemática;

-Viajou pela Europa, tendo contatos com vários sábios entre eles Pascal;

-Temendo perseguições religiosas como a de Galileu, teve cautela em expor suas idéias;

-O que publicou é suficientemente vastoe valioso para situá-lo como um dos pais da filosofia moderna, com efeito , cabe a ele o mérito de ter dado à filosofia os delineamentos que a caracterizam:

- autonomia da filosofia com relação à teologia ;

- o primeiro e o maior problema por resolver é o do conhecimento, seu valor e contribuição.

- atenção pelo homem , que é colocado como centro de todas as pesquisas –Antropocentrismo.



O Discurso do Método ,é a primeira obra filosófica importante de Descartes. Neste breve ensaio , anunciam-se claramente os quatros delineamentos característicos da filosofia moderna mencionados: autonomia da filosofia , orientação gnosiológica ( parte da filosofia que trata de todos os conhecimentos), interesse pelo método, e o antropocentrismo.

Escreve Descartes : “ Todas asciências são vinculadas entre si por uma cadeia ;não é possível tomar uma delas sem ter compreendido as outras , portanto sem abraçar, ao mesmo tempo, toda a enciclopédia do saber”. E ainda : “ Tal ciência deveria incluir todos os primeiros rudimentos da razão humana e seu domínio deveria estender-se até a compreensão do conhecimento de todas as coisas “.Assim sendo, o mundo e qualquer...
tracking img