Trabalhos hoo economicus

319 palavras 2 páginas
Conceito de homo economicus – Cap. 3 Livro TGA

O resumo foi baseado no conceito de homo economicus, tem como objetivo demonstrar os reais interesses dos operários nas empresas e expor opinião sobre a teoria.
Esta pesquisa revela que a teoria homo economicus descreve e vê o funcionário como mesquinho e preguiçoso, o operário é um indivíduo limitado e culpado pela vadiagem e desperdício das empresas e que deveria ser controlado através do trabalho racionalizado e do tempo padrão. O conceito do homo economicus resume-se em atestar que, a razão essencial e psicológica de toda a atividade humana é o interesse pessoal, o homem não obedece a nada senão a razão, Seguindo esse raciocínio, as condições de trabalho passam a ser muito valorizadas, não porque as pessoas o merecessem, mas porque o conforto do operário e a melhoria do ambiente físico aumentavam a sua eficiência.
Homo Economicus é o Homem cujo todas as suas atitudes dentro da organização são motivadas financeiramente. Taylor em seus estudos concluiu que, dentre as modificações no sistema produtivo das indústrias, o incentivo financeiro seria de fundamental importância, segundo ele não havia outra motivação para que executassem as tarefas solicitadas dentro do método adequado. Existem inúmeros profissionais cujo suas decisões no ambiente organizacional são pautadas pelo retorno financeiro, seja aceitando uma promoção que o fará trabalhar 16h por dia, que no fim do mês trará um salário mais gordo ou um bônus maior, fora aqueles que dizem “- Eu ficaria até mais tarde se rolasse uma graninha extra”.
Como conclusão, observa-se que o salário é importante, mas não é fundamental para a satisfação dos funcionários. O reconhecimento do trabalho, incentivos morais e a auto realização são aspectos importantes que a Administração Científica desconsidera.

Bibliografia: http://www.toptalent.com.br, www.economia.esalq.usp.br/intranet/uploadfiles/1458, livro Teoria Geral da Administração CAP 3 pág 61 e 62.

Relacionados

  • ABORDAGEM CLÁSSICA, HUMANISTA E COMPORTAMENTAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
    26229 palavras | 105 páginas
  • CENARIZA O TESE
    89275 palavras | 358 páginas
  • O Capital Critica Da Economia Karl Marx
    423933 palavras | 1696 páginas