Trabalhos feitosv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Caracterize o positivismo para Auguste Comte.
2) Explique com suas palavras os conceitos de estática e dinâmica para Conte.
3) Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal einformal, como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você com essa posição? Argumente.
4) Explique a relação e a afinidade entre o espirito do capitalismo e a ética protestante.5) Marx afirma que, no capitalismo, a classe proletária tem o papel de agente da transformação social.
“ o progresso da indústria, cujo agente involuntário e sem resistência é a própriaburguesia, provoca a substituição do isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria abala aprópria base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmenteinevitáveis.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista.
In: Cartas filosóficas e outros escritos, op. Cit. P .96
Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera ascondições para o seu desaparecimento.
6) Defina o socialismo segundo e o Estado segundo Marx.
7) De acordo com o que foi estudado, explique as principais interpretações do Brasil, no processo detransição para a modernidade.
8) Explique com suas palavras porque a escravidão no Brasil era considerada um símbolo do atraso.
9) Argumente com suas palavras o que você entende por educação esocialização primaria.
10) A partir do advento da centralidade da escola a partir do século XX, posicione-se sobre o seguinte tema: é correto dar mais importância para as disciplinas que tem umautilidade pratica imediata, em detrimento de outras disciplinas que talvez não tenham uma utilidade pratica imediata, mas que nos fazem refletir sobre o cotidiano e a vida em sociedade? Por...
tracking img