Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA






GRADUAÇÃO EM LETRAS BACHARELADO – TRADUTOR E INTÉRPRETE PORTUGUÊS/INGLÊS





ABLENE FERREIRA BARBOSA
JULIANA NASCIMENTO DE CARVALHO
LILIAN DOS SANTOS MOREIRA
TAMIRIS GONÇALVES PIMENTA











ÉTICA DA MENTIRA





































BELÉM – PA2010



5 FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA






GRADUAÇÃO EM LETRAS BACHARELADO – TRADUTOR E INTÉRPRETE PORTUGUÊS/INGLÊS





ABLENE FERREIRA BARBOSA
JULIANA NASCIMENTO DE CARVALHO
LILIAN DOS SANTOS MOREIRA
TAMIRIS GONÇALVES PIMENTA



ÉTICA DA MENTIRA


Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Especialização do CursoGraduação em letras bacharelado – Tradutor e Intérprete da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA como requisito de avaliação da disciplina Ética e Legislação da Tradução.


Trabalho orientado pela Profª. MSc Nisreene Matar






BELÉM – PA


2010






INTRODUÇÃO


As questões éticas manifestam-se a cada dia em toda nossa sociedade.Levando em consideração que suas raízes possam estar ligadas a moral, por ser uma forma de comportamento humano em que precisamos considerar em toda a sua diversidade a conduta do indivíduo. Ética e moral são relativamente diferentes do ponto de vista de análise da ação humana, pois, o que hoje é considerado errado, amanhã pode ser tido como certo e vice-versa. Ou ainda, o que para um determinadogrupo é correto, para outro pode não ser.

As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isso, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeitahistoricamente à mudança (VÁZQUEZ, 2007, p. 267).


Partindo desse pensamento, pretendemos mostrar neste trabalho a mentira do ponto de vista ético. Assim como, abordar os conceitos que envolvem os princípios de vida do homem que envolve a liberdade, o dever, a virtude, a ação correta, a obrigação, a racionalidade e a escolha, relacionando os valores que regulam sociabilidade e a consciência doshomens em sociedade, tendo ainda como base, os pensamentos de alguns filósofos clássicos.
O objetivo é a reflexão moral do ser humano, do que é bom ou mal, certo ou errado, justo ou injusto. (HARTMANN apud COTRIM, 2002, p.262) afirma: “O homem é uma espécie de intersecção entre dois mundos; o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real”.Nietzsche identificou uma realidade que hoje em dia enfrentamos, cada vez mais, como um ponto a ser repensado, as falsas moralidades, considerando mais como prática de uma ética de mentiras do que de virtudes autênticas. E ainda, ele foi firme e coerente em sua doutrina e não teve indulgência com a mentira. Embora considerado pessimista, ele atacou outras doutrinas que não aceitaram essa visão domundo, visto como uma cruel realidade que muitas preferiram não encarar. Haja vista que foi considerado um homem de referência por suas críticas aos valores morais e às exposições relativas às mentiras, mais pela convicção lógica do que por um demérito aos demais pensadores.


ÉTICA



Ética, segundo o dicionário é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípiosideais da conduta humana. É também conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão. Ética social é parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
Ética ainda pode ser um tipo de ciência normativa, ou seja, é um saber que deseja nortear as ações humanas. Portanto, podemos...
tracking img