Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fábrica do Mundo
Com as reformas iniciadas por Deng Xiaoping em 1978 em razão do seu desejo de inserir a China no modo de produção moderno mudou por completo o sistema econômico chinês. O setor agrícola foi o primeiro alvo, todas as medidas tomadas possibilitaram o aumento da renda familiar, o que aumentou os investimentos, a poupança e a demanda total por bens em todo o país. Na década de 80foi à vez do setor industrial, foi permitida a entrada de empresas privadas, as empresas estatais foram autorizadas reter uma parcela dos lucros, como forma de incentivo e algumas cidades foram abertas ao comércio exterior e ao investimento estrangeiro. Os controles sobre as importações e exportações tornaram-se mais flexíveis. Durante esse período os investimentos estrangeiros na China cresceramconsideravelmente, na década de 80 eram cerca de Cinco milhões, na de 90 chegaram a 30 milhões e até 2004 já eram de 60 bilhões. Em terceiro lugar, a criação de Zonas Econômicas Especiais. A proximidade com Hong Kong inspirou a criação de quatro Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), em 1980, em Shenzhen, Zhuhai, Shantou e Xiamen, todas localizadas no litoral sul. Nessas ZEEs, passaram a serconcedidos diversos incentivos, permitindo a criação de clusters, com spillovers positivos. Os bons resultados obtidos nessas áreas levaram o governo chinês a criar, em 1984, outras 14 ZEEs semelhantes, ao longo do litoral. As áreas disponíveis para investimentos estrangeiros expandiram-se rapidamente, atingindo todo o litoral, no final da década de 1980, e alcançando o interior do país na década seguinte.Políticas de incentivo à inovação e à transferência e geração de ciência e tecnologia estiveram intimamente ligadas aos incentivos a investidores estrangeiros. Durante vários anos, a permissão ou o incentivo a empresas estrangeiras esteve condicionado a compromissos no sentido de realização de transferência de tecnologia ou de abertura de centros de P&D no país. Após o ingresso na OMC, essescompromissos deixaram de ser legais. O agrupamento das indústrias, com spillovers, especialmente das mais intensivas em conhecimento, teve papel relevante no desenvolvimento tecnológico chinês e na alteração da pauta de exportações.
Dessa forma a economia chinesa continua a crescer rapidamente, especialmente devido aos investimentos e às exportações. Em 2004, as autoridades governamentaisadotaram medidas para evitar o aquecimento demasiado da economia. Tais medidas incluíram aumentar as reservas obrigatórias das instituições financeiras — o que limitou os empréstimos e diminuiu os investimentos — e restringir algumas autorizações de uso da terra a alguns setores (especialmente os setores imobiliário, de aço, de cimento e de alumínio), no entanto, o crescimento real do PIB em 2004permaneceu, conforme previsto, em 9,5%, a maior taxa desde 1996.
A China ainda é vista por muitos observadores como um país responsável pela montagem de peças e componentes fabricados em outros países e sua transformação em bens de consumo como DVDs, televisores de plasma, computadores e celulares, utilizando sua mão de obra barata e medianamente qualificada. Nesse quadro, as suas importaçõesserviriam, basicamente, como insumos para as etapas finais de produção voltada para a exportação. Portanto, as alterações na taxa de câmbio entre o renminbi e as demais moedas pouco afetaria seu saldo comercial.
É preciso lembrar que a China, ao longo das três últimas décadas, vem buscando aumentar sua capacitação tecnológica das formas mais variadas. Ao mesmo tempo, o aumento da produtividade total dosfatores, principalmente a partir da década de 1990, mesmo que em ritmo declinante, vem sendo um dos principais responsáveis pelo extraordinário crescimento econômico da China. Tudo isso contribuiu para uma alteração na estrutura produtiva, que vem possibilitando o avanço da indústria chinesa ao longo da cadeia de valor, aumentando cada vez mais o valor agregado e o conteúdo tecnológico de suas...
tracking img