Trabalhos feitos de filosufia de etica para um jovem resumos

530 palavras 3 páginas
Filosofia
«Ética para um jovem»

O livro «Ética para um jovem» é escrito por Fernando Savater.
O livro está dividido em nove capítulos, Fernando Savater tenta-nos explicar o significado de ética, porque esta é muito importante no nosso dia-a-dia.
Durante a leitura deste livro entendi que Savater estava a tentar transmitir mais informação aos jovens para que possam enfrentar melhor as próximas etapas das suas vidas, eu captei essa informação devido á seguinte frase: «neste livro estou a dar-te de comer parte do meu cérebro». Savater foca vários assuntos o que eu achei mais interessante foi a liberdade.
No primeiro capítulo Fernando Savater tenta explicar por palavras suas o que é a ética . Neste mesmo capítulo compara-se a história das térmitas com a estória de Heitor , em que as térmitas são seres da natureza e que nascerão com a função de proteger o seu formigueiro, até á morte ,por outro lado temos a história de Heitor que escolhe lutar com Aquiles por sua livre vontade, mesmo sabendo que pode morrer. Heitor teve opção de escolha, ao contrario das térmitas que eram obriga das e defender o seu território doas outros predadores.
No segundo capítulo Savater começou por dizer que á coisas que nós queremos muito e á outra que não nus fazem falta, partindo para um exemplo em que á um barco que tem que levar mercadoria de um porto para o outro e que durante a sua viagem há uma tempestade e que os marinheiro ou salvam a sua mercadoria ou salvam-se a eles, mas os marinheiro confiantes e sem medo enfrentarão a fúria do mar mesmo sabendo que podiam morrer. Quando nos deparamos com situações difíceis, importantes, delicadas, ficamos na mesma situação que os marinheiros. Mais á frente Savater começa a fala-nos de ordens, costumes e caprichos , fazendo uma distinção entre eles ,ordens são o que somos obrigados a fazer , costumes são actos que fazemos sem contar e caprichos são actos que fazemos que

Relacionados

  • Bacharel
    72512 palavras | 291 páginas