Trabalhos feitos de filosufia de etica para um jovem resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
«Ética para um jovem»

O livro «Ética para um jovem» é escrito por Fernando Savater.
O livro está dividido em nove capítulos, Fernando Savater tenta-nos explicar o significado deética, porque esta é muito importante no nosso dia-a-dia.
Durante a leitura deste livro entendi que Savater estava a tentar transmitir mais informação aos jovens para que possam enfrentar melhor aspróximas etapas das suas vidas, eu captei essa informação devido á seguinte frase: «neste livro estou a dar-te de comer parte do meu cérebro». Savater foca vários assuntos o que eu achei mais interessante foia liberdade.
No primeiro capítulo Fernando Savater tenta explicar por palavras suas o que é a ética . Neste mesmo capítulo compara-se a história das térmitas com a estória de Heitor , em que astérmitas são seres da natureza e que nascerão com a função de proteger o seu formigueiro, até á morte ,por outro lado temos a história de Heitor que escolhe lutar com Aquiles por sua livre vontade, mesmosabendo que pode morrer. Heitor teve opção de escolha, ao contrario das térmitas que eram obriga das e defender o seu território doas outros predadores.
No segundo capítulo Savater começou por dizerque á coisas que nós queremos muito e á outra que não nus fazem falta, partindo para um exemplo em que á um barco que tem que levar mercadoria de um porto para o outro e que durante a sua viagem há umatempestade e que os marinheiro ou salvam a sua mercadoria ou salvam-se a eles, mas os marinheiro confiantes e sem medo enfrentarão a fúria do mar mesmo sabendo que podiam morrer. Quando nosdeparamos com situações difíceis, importantes, delicadas, ficamos na mesma situação que os marinheiros. Mais á frente Savater começa a fala-nos de ordens, costumes e caprichos , fazendo uma distinção entreeles ,ordens são o que somos obrigados a fazer , costumes são actos que fazemos sem contar e caprichos são actos que fazemos...
tracking img