Trabalhos faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead
engenharia de produção – produtividade

guilherme marques martins de araújo – 300952011

portfólio 1
pesquisa operacional...............................................................................................................................
Guarulhos
2012

guilherme marques martins de araújo – 300952011

portfólio 1
pesquisa operacional

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Pesquisa Operacional.

Prof. Francisco Lameiras Junior

Guarulhos
2012

QUESTÕES

1. Elabore uma síntese referente ao capítulo 1 do livro citado anteriormente, evidenciando os modelos, afinalidade, as ferramentas e a capacidade da pesquisa operacional.

PO (Pesquisa Operacional) surgiu na segunda Guerra Mundial, devido a problemas complexos que ocorriam durante a guerra, tendo um envolvimento multidisciplinar de cientistas dentro de um desenvolvimento de técnicas matemáticas, com isso houve uma eficiência e sucesso na área militar.
Após a guerra, houve uma transferência deconhecimentos, assim os cientistas retornaram para as universidades, tendo adaptações e aplicações das técnicas de PO em atividades econômicas.
Na década de 50 surgiram instituições de PO tais como, Operations Research Society of America e The Institute of Management Sciences (TIMS), e nessa mesma década foram padronizados os modelos de PO.
Na década de 60 surgem os computadores, assim se da poriniciado a resolução de problemas grandes e complexos. Na mesma década a matéria introdução da PO, começa a ser aplicada nas universidades.
Atualmente no Brasil se encontra a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional).
Define-se que PO, é um conjunto de problemas, técnicas de resolução e solução, com características bem definidas acumuladas sob o termo PO ao longo dos últimos 60 anos.Pesquisa Operacional é o conjunto de conhecimentos relacionados com o processo científico de tomada de decisão, aplicados nos projetos e operações de sistemas homem-máquina, em um ambiente com recursos restritos.
PO tem como modelo representação simplificada do sistema real, representação idealizada do sistema real. Nenhum modelo é perfeitamente igual ao sistema real, entretanto o uso do modelo geraeconomia de tempo, dinheiro e recursos.
Para realizar uma formulação precisa-se de liberdade, arbitrariedade e coerência, ter uma dedução do uso de suas técnicas dependentes do modelo formulado, rigor matemático, precisão e uso de computadores. Lembrando que ainda nenhuma máquina realiza ou interpreta qualquer tipo de modelagem.
Para validar algum modelo matemático é necessário adotar algunscritérios, critérios pelos quais se dão para a modelagem de sistemas. Esses critérios são: adquirir a convicção de que o modelo é útil para aquilo a que foi proposto, convencer o usuário de que os resultados são úteis dentro de um determinado contexto. Lembrando que não existe modelo perfeito, não existe um critério absoluto de verificação de modelos.
Para a modelagem é necessário alguns princípios, sãoeles: Construir modelos simples sempre que possível; evitar a construção de modelos ajustados a uma técnica de solução previamente definida; conduzir a fase de dedução com o máximo rigor; validar o modelo a prioridade em relação à implementação; não confiar cegamente no resultado do modelo; cada problema requer um modelo específico; não sobrevalorizar o modelo diante do usuário; envolver o usuáriono processo de desenvolvimento e validação do modelo; os resultados nunca são melhores que os dados e os modelos não substituem tomadores de decisão.

2. No capítulo 2 faça um acompanhamento do exemplo 2.2-1.

OBJETIVO: Max L= 5x1 + 4x2
RESTRIÇÕES:
1) 6X1+4X2 <=24
2) X1+2X2 <=6
3) –X1+X2 <=1
4) X2 <=2
5) X1, X2 >=0
FUNÇÃO OBJETIVA | MAX L= | 5X1 + 4X2 | | |
|...
tracking img