Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL DE SUPORTE

CAPÍTULO 02 Átomos, moléculas e íons CAPÍTULO 06 Estrutura Eletrônica dos Átomos

Teoria Atômica de Dalton
A teoria atômica da matéria proposta por Dalton em 1803 deu inicio a era da química moderna.

Todo e qualquer tipo de matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas de átomos.

A teoria de Dalton considera as leis das transformações químicas

Átomosde Átomos de Átomos de hidrogênio Oxigênio Bromo

Todos os átomos de um dado elemento têm as mesmas propriedades, as quais diferem das propriedades de todos os outros elementos

Exemplo:

O átomo de oxigênio na molécula de água possui a mesma massa que o átomo de oxigênio na molécula de monóxido de carbono

Uma reação química é simplesmente um rearranjo de átomos de uma combinação paraoutra. Os átomos individuais permanecem intactos.

De acordo com Dalton os compostos se formam quando os átomos se combinam em uma relação constante e proporcional.

A teoria de Dalton considera a lei da conservação das massas.

80 g.mol-1

=

80 g.mol-1

A teoria de Dalton considera a lei das proporções definidas.
A B Produto C

Excesso de A

A teoria de Dalton propôs a lei dasproporções múltiplas.

Quando dois compostos diferentes são formados pelos mesmos elementos, as massas de um elemento que reagem com as massas do outro se encontram em uma proporção de números inteiros.

Mudando a reação se a massa de um elemento permanecer constante a massa do outro varia segundo valores múltiplos

Modelo Atómico de Thomson
 Em 1904, Thomson, propôs um novo modelo Deacordo com Thomson o átomo seria formado por uma pasta positiva recheada de partículas negativas, os elétrons. Este modelo admite a divisibilidade do átomo e a natureza elétrica da matéria. Este modelo ficou conhecido como o modelo do pudim de passas.
Joseph Thomson (1856-1940)

Como surgiu o modelo de Thomson?

Descoberta do elétron Crookes e colaboradores mostraram que gases rarefeitosquando submetidos a voltagens elevadíssimas podem tornar-se condutores elétricos.
Emissões Raios Catódicos

Raios catódicos sofrem desvios em direção ao pólo positivo, quando colocados em presença de um campo elétrico externo e uniforme, provando que estes raios são negativos.

Raios catódicos

formados por partículas negativas.

Experimento de Thomson Raios catódicos sofrem desvios emdireção ao pólo positivo, quando colocados em presença de um campo elétrico externo e uniforme, provando que estes raios são negativos. Elétrons: Partículas carregadas negativamente e que existem em qualquer átomo. O elétron foi a primeira partícula subatômica descoberta pela ciência. Prótons: Partículas carregadas positivamente e que existem em qualquer átomo.

É bom saber: Alguns elementos químicosemitem espontaneamente partículas eletricamente carregadas, este fenômeno é chamado de RADIOATIVIDADE Partículas positivas: partícula a, radiação a. Partículas negativas: partícula b, radiação b. Raios g: onda de luz altamente energética e com grande poder de penetração. Semelhante aos raios-X.

Modelo Atómico de Rutherford

Um pedaço de polônio emite um feixe de partículas a, que atravessauma lamina finíssima de ouro. A maior parte das partículas atravessa a lamina, algumas são desviadas e outras refletidas de volta a fonte. Como explicar este resultado? Rutherford postulou que as partículas se desviavam ou refletiam porque iam de encontro a algo carregado positivamente e de massa elevada.

Rutherford concluiu que o átomo possuía um núcleo positivo, pequeno e extremamente densoque continha todos os prótons e praticamente toda a massa do átomo.

Os elétrons giram em orbitas circulares ao redor do núcleo

Nêutron: Rutherford sugeriu que partículas de carga zero e de massa aproximadamente igual a dos prótons estavam presentes no núcleo, pois apenas metade da massa nuclear podia ser justificada pelos prótons.

Conclusões de Rutherford: O átomo não é maciço,...
tracking img