Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As classes de produtos com mais peso na variação homóloga, à semelhança do que sucedeu em Março, foram os transportes (classe 7), a habitação, água,electricidade, gás e outros combustíveis (classe 4) e os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (classe 1).

Se retirarmos a energia e os bens alimentares nãotransformados do IPC, a taxa de inflação desce para 2,6 por cento, mais dois pontos percentuais do que no período homólogo em 2010.

Já a variação mensal do IPC foi de0,4 por cento em Abril, abaixo da verificada em Março passado (1,6 por cento) e igual à de Abril de 2010.

Também neste caso, a classe de produtos que mais pesotiveram na variação mensal dos preços foram os transportes, em especial os combustíveis e lubrificantes para equipamentos de transporte pessoal e o transporte aéreode pano, pode ter contribuído para o aumento dos preços.

Em contrapartida, os produtos de cuidados pessoais e os restaurantes e estabelecimentos similaresregistaram uma diminuição geral de preços.

Quanto à variação média dos últimos 12 meses, situou-se em 2,5 por cento (2,3 por cento em Março de 2011).

Já o índiceharmonizado de preços no consumidor (IHPC) registou uma subida homóloga de quatro por cento. Em Março, o IHPC tinha registado uma taxa de variação homóloga de 3,9por cento, acima da média da área do euro, de 2,7 por cento.

Foi na Irlanda que o IHPC menos se alterou, com uma subida homóloga de 1,2 por cento, enquanto aEstónia, com 5,1 por cento, é o país da área do euro onde os preços mais subiram. Portugal surge em quarto lugar, apenas ultrapassado pela Grécia e pelo Luxemburgo
tracking img